Compartilhe

Mitos e verdades sobre como fazer hambúrguer

Confira todos os segredos para preparar um bom hambúrguer!

 

Que o hambúrguer é uma paixão mundial ninguém tem dúvidas, certo? 

 

Não importa o tamanho ou o sabor, se é de restaurante ou food truck, se é preparado no conceito de fast-food ou slow-food… com uma boa porção de batatas fritas, o lanche é sempre uma boa pedida! 

 

Mas e quando a ideia é reproduzir o prato em casa? Você sabe como fazer? 

 

Para que não restem dúvidas quanto a isso também, listamos abaixo alguns mitos e verdades que vão ajudar na sua receita.

 

Acompanhe!

 

O hambúrguer precisa de gordura para ficar mais suculento

 

VERDADE!

 

Sim, a gordura garante suculência e sabor à carne quando utilizada de forma equilibrada, sem pesar o hambúrguer. Para calcular a proporção ideal de carne e gordura, você deve levar em consideração o tempo de cocção da carne (bem passada, ao ponto ou malpassada). Por exemplo, se o hambúrguer for servido entre malpassado e ao ponto, a proporção deve ser de 70% carne e 30% gordura. Já na opção bem passada, o adequado é 60% de carne e 40% de gordura.

 

Não é indicado misturar carnes para preparar um bom hambúrguer

 

MITO!

 

Muitos profissionais utilizam um blend de carnes, ou seja, uma mistura entre diferentes cortes. Isso faz com que o hambúrguer tenha um sabor único. As carnes mais tradicionais para essa mistura são patinho e coxão mole, mas isso não é uma regra. A única recomendação é fazer um mix de, no mínimo, dois tipos. Afinal, é a combinação que vai enriquecer o sabor do seu hambúrguer.

 

É preciso colocar o hambúrguer na chapa bem quente na hora do preparo

 

VERDADE!

 

Seja no calor da chapa, da grelha ou da frigideira, os compostos do alimento vão reagir e formar uma estrutura que faz com que a carne fique mais saborosa, caramelizada e dourada. Então, sim, a superfície de cocção precisa estar bem quente. Dica: o hambúrguer começa a dourar a partir de 121ºC. 

 

Carne de segunda não serve para hambúrguer

 

MITO!

 

O que não precisa são os cortes caros. Já os cortes provenientes de músculos, como acém e paleta, são ótimos, pois possuem bastante mioglobina, um composto que garante o sabor acentuado de “carne” e a cor vermelha intensa. Mais uma vez, como mencionado acima, cada blend de carnes trará uma nuance de sabor e textura. Não importa se o ingrediente é de segunda. 

 

Esquentar o pão ajuda no sabor

 

VERDADE!

 

Esquentar o pão faz com que ele não absorva gordura/molho em excesso e também não esfarele. Além disso, o pão quentinho ajuda a realçar o sabor do hambúrguer. Aqueça sempre a superfície que ficará em contato com a carne.

 

Dica extra

 

Acompanhamentos e molhos também são importantes para garantir um sabor único. Aposte em diferentes tipos de pães, queijos, saladas e temperos. Adicione também porções de batatas fritas ou anéis de cebola. 

 

Deu água na boca? No Assaí, você encontra TODOS os ingredientes de que precisa com o MENOR PREÇO e MAIS QUALIDADE. Visite a loja mais próxima de você!

 
 

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!