Compartilhe

Dicas para assar melhor suas receitas de bolos e massas

O bolo não assou direito? A massa da torta queimou? Não se preocupe: separamos algumas dicas para você assar melhor suas receitas de bolos e massas 

Quando você termina de preparar a massa e a coloca no forno, é que começa o mistério: será que vai assar certinho? Para que você não fique mais nesse suspense, preparamos algumas dicas para assar melhor suas receitas de bolos, tortas e até mesmo biscoitos. 

SIGA EXATAMENTE AS MEDIDAS DOS INGREDIENTES

Logo que você começa a preparar a sua massa, já há uma dica que será importante na hora de assar: seguir as medidas de ingredientes que estão marcadas na receita. A quantidade de cada um deles corresponde a uma proporção para que o resultado seja o ideal. Ao cozinharmos, é muito comum utilizarmos o padrão de medidas em xícaras e colheres. Porém, esse método pode fazer você utilizar uma quantidade maior ou menor de alguns ingredientes. Então, se você tiver uma balança de cozinha, prefira sempre pesar e usar exatamente o quanto a receita pede. 

PRESTE ATENÇÃO ÀS TEMPERATURAS DOS INGREDIENTES E DO FORNO 

Normalmente, as receitas não trazem referências da temperatura em que os ingredientes devem estar. Nesse caso, entenda que eles devem sempre estar em temperatura ambiente. Se houver alguma indicação, por exemplo, 200 ml de leite morno ou uma caixinha de creme de leite gelado, para que sua receita saia como o planejado, siga as instruções. 

Outro ponto importante é prestar atenção à temperatura do forno. Se o processo pedir temperatura alta, então o melhor é ajustar o forno em mais de 210°C. Bolos e outras massas, geralmente, precisam de temperatura média, variando entre 180 e 200°C. Já os biscoitos, muitas vezes, podem ser assados em uma temperatura mais baixa, variando entre 150 e 180°C. 

Duas dicas sobre a temperatura do forno: 

  1. Sempre preaqueça seu forno entre 10 a 15 minutos antes de levar sua massa para assar. 

  2. Evite ficar abrindo o forno. Se quiser ver como a receita está assando, prefira usar a luz do forno. 

CONHEÇA BEM O SEU FORNO 

 

Pode parecer uma dica óbvia, mas é importante entender como seu forno se comporta quando você está assando coisas. Para isso, teste algumas coisas, como colocar algo para assar tanto na grade de cima como na de baixo. Assim, você conseguirá saber o melhor lugar. Além disso, observe também se o seu forno tem alguma irregularidade quanto a áreas de calor. Você pode fazer isso observando se os seus bolos ou a sua torta costumam assar mais de um lado do que de outro. Isso também pode ser percebido se apenas uma das partes da sua receita criar aquela casquinha crocante. 

ESCOLHA A FÔRMA CORRETA 

Tanto o material quanto o tamanho de suas fôrmas irão influenciar em como sua receita irá assar, então escolha sabiamente. Apesar de práticas, por não grudarem a massa, as fôrmas de silicone não absorvem tão bem o calor quanto as de metal, podendo deixar os bolos menos assados no meio. Elas são mais indicadas para receitas que levam menos quantidade de massa, como as de cupcakes ou pães de queijo.

Lembre que as massas de bolo crescem quando assadas, por isso, é sempre bom não encher as fôrmas. Sempre deixe um espaço: isso evita que o bolo transborde e suje todo o seu forno. Caso você escolha uma fôrma grande demais para a quantidade de massa, o bolo poderá não crescer muito. O ideal é que sua receita encha cerca de dois terços da fôrma escolhida. 

Agora que você conhece essas dicas para assar melhor os seus bolos e outras massas, nada melhor do que praticar. E não se esqueça de ficar sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

 

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!