Tecnologia para redução de custos
31/07/2015 - 15h
Como uma empresa pequena pode ganhar o mesmo espaço de uma grande corporação no mercado? Como tornar-se mais competitiva? A resposta para essas perguntas pode ser o investimento em tecnologia. Hoje, muita coisa pode ser feita com o apoio da internet e das novas ferramentas tecnológicas.
Se você busca um sócio ou gostaria de um investimento extra para iniciar um novo projeto ou diversificar seu mix de produtos, além de tempo para identificar possíveis parceiros, precisará fazer visitas e reuniões (o que acarretará em custos com deslocamento e, em alguns casos, hotel e alimentação). Agora imagine que, com um clique em uma dessas atuais ferramentas de comunicação pela internet, você pode fazer apresentações e até fechar contratos com pessoas do outro lado do mundo. Dessa mesma forma, você pode realizar treinamentos com funcionários localizados em outras cidades ou fazer reuniões com clientes e fornecedores.
Acabou de instalar-se no novo escritório e está pensando em comprar computadores para seus colaboradores trabalharem? Para isso, é necessário o uso de softwares originais e já existem sistemas operacionais gratuitos ou bem baratos, que disponibilizam ferramentas de produtividade como editores de texto, desenvolvedores de planilhas e de apresentações gratuitos, tão bons quanto os principais programas pagos do mercado. Há ainda sites que oferecem soluções completas de armazenamento e compartilhamento de documentos – importantes para a criação de e-mails corporativos, além de viabilizadores do acesso remoto (que pode ser feito até por celular).
A intenção é ter uma vitrine on-line para divulgar sua marca? Com um pouco de treino, é possível criar um site ou blog de forma personalizada e administrar todo o conteúdo por conta própria através de sistemas gerenciadores de conteúdo ou CMS (content management systems). Para alcançar novos clientes, as redes sociais são um dos melhores veículos de comunicação de massa, onde você pode escolher se deseja e quanto deseja gastar com conteúdo e publicidade.