Conteúdo principal
Compartilhe

Qual é a importância de ter uma cisterna em casa?

Ideais para coletar a água da chuva, as cisternas são uma forma de você praticar o consumo consciente de água e ajudar o meio ambiente. Você já tem uma na sua casa?  

Já pensou em armazenar a água da chuva e reutilizá-la para limpar a fachada e a calçada da sua casa, lavar automóveis, regar o jardim e até mesmo utilizar nas descargas do vaso sanitário? Além de ajudar o meio ambiente e evitar o desperdício, você ainda economiza no fim do mês.

Para isso, uma boa solução é ter uma cisterna em casa, já que ela é ideal para fazer o armazenamento adequado da água da chuva. Considerada uma alternativa eficaz para a economia de água, a cisterna pode ser encontrada em diversos formatos e tamanhos e, ainda, pode ser adaptada em casas, condomínios e apartamentos. Para saber mais sobre a importância e as principais vantagens de ter uma cisterna em casa, acompanhe os tópicos a seguir:

VANTAGENS EM TER UMA CISTERNA

1. MUITA ECONOMIA

O uso desse sistema de captação de água pode garantir até 50% de economia na conta de água. Os dados foram divulgados pelo portal G1, que ressaltou que o uso da cisterna diminuiu pela metade os gastos com a conta de água em Praia Grande (SP), cidade mencionada na reportagem.

2. SUSTENTABILIDADE

A cisterna permite o reaproveitamento da água e combate a sua escassez, o que torna o seu uso uma atitude ecologicamente responsável e consciente. Ainda, é uma forma de você contribuir para uma cultura de sustentabilidade nas construções, fazendo a sua parte para que, no futuro, todas as edificações já venham com cisternas construídas.

3. VERSATILIDADE

A água da cisterna não é considerada potável, porém, ela pode ser utilizada para todas as outras tarefas domésticas que envolvam limpeza em geral. Assim, ela atua substituindo a água potável onde ela não seria necessária. Afinal, quem precisa de água potável para regar o jardim, dar descarga e lavar as calçadas ou a fachada de casa?

4. ADAPTAÇÃO

Por serem encontradas nos mais diversos modelos e tamanhos, as cisternas se adaptam às mais diversas necessidades da sua família. Você pode adquirir uma de mil litros ou uma de até 16 mil litros, por exemplo. Além disso, elas podem ser feitas de plástico, fibra ou alvenaria. Ou seja: opções não faltam!

Opções de cisterna para a sua casa

Boas opções de cisterna

DÊ ATENÇÃO PARA A CISTERNA

O uso da cisterna traz diversos benefícios para você e para o meio ambiente, mas ela precisa de cuidados especiais. Isso porque as calhas e o interior da cisterna devem ser limpos de forma periódica, para evitar contaminações na água. Vale lembrar que não é a cisterna em si que dá trabalho, afinal, essa é uma atividade de rotina que deve ser feita nas caixas de água e calhas convencionais.

Também, caso a sua cisterna seja de plástico, fique atento à sua integridade, pois ela pode apresentar rachaduras ou sofrer deformações com o tempo.

E você, já faz a sua parte em busca de um consumo mais consciente de água? Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de ter uma cisterna na sua casa? Aproveite e fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

Conheça alguns cuidados ao trabalhar em casa

Adotar alguns hábitos ao fazer home office é essencial para manter uma boa saúde.

Juntos vamos fazer o nosso melhor!

Os recentes casos de COVID-19 têm mudado a rotina de todos os brasileiros, principalmente em questões de hábitos de c

Conheça 5 aplicativos úteis para o dia a dia e facilite a sua rotina

Veja a nossa seleção de aplicativos úteis para o dia a dia e tenha mais conhecimento, organização e saúde na palma...