Compartilhe

Sebrae alerta para golpes contra MEI(s)

Abertura de empresas com dados de outras pessoas sem permissão, cobranças indevidas e pagamento de boletos falsos. Esses são alguns dos golpes que estão sendo aplicados contra os Microempreendedores Individuais (MEI). O Sebrae no Rio Grande do Norte recomenda atenção para que os empresários não caiam nessas fraudes. O processo de formalização é totalmente gratuito e não deve ser cobrado nenhum valor para o registro.

De acordo com analistas técnicos da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, ninguém está autorizado a cobrar por serviços de formalização, baixa e alteração empresarial nem por prestar esclarecimento de dúvidas em relação à Declaração Anual Simples Nacional. Essa declaração não tem custo nenhum para o empresário e deve ser feita exclusivamente pelo Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Outra queixa dos MEI já formalizados é relativa ao recebimento de boletos de associações Comerciais sem que sejam sócios. Mas a orientação do Sebrae é que nenhum empresário é obrigado a se associar. E é preciso tomar cuidado, pois existem muitas associações fantasmas que estão aplicando o golpe. O empresário não deve pagar boleto, bem como procurar o Juizado de Pequenas Causas para abrir processo de constrangimento contra essas associações.

Profissionais também reclamam que tiveram seus dados pessoais utilizados para abrir empresa, sem seu conhecimento e autorização. Neste caso, a pessoa deve registrar um Boletim de Ocorrência comunicando os fatos.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!