Compartilhe

Pequenos negócios movimentam o turismo no Brasil

Se para a economia nacional as micro e pequenas empresas desempenham papel fundamental, com uma participação de 27% no Produto Interno Bruto, quando se considera apenas o setor de turismo, elas são ainda mais importantes. Dados do Ministério do Turismo mostram que, dos 41,3 mil prestadores de serviços registrados no Cadastro Nacional dos Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, 95% são classificados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais.

Entre os estabelecimentos estão comércios, agências de viagens e albergues, além de diversos prestadores de serviço da cadeia econômica do turismo. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) reforça a importância dos pequenos empreendimentos, que correspondem a 76,8% do segmento.

André Spínola, gerente de Atendimento Setorial Serviços do Sebrae Nacional, afirma que o turismo é uma atividade onde as micro e pequenas empresas se destacam. “Elas representam cerca de 90% dos estabelecimentos que atuam nos diversos elos dessa cadeia”, diz. Segundo Spínola, o turismo é uma atividade transversal e coletiva e, devido a isso, um dos desafios para o setor é criar um ambiente que promova o desenvolvimento local sustentável, por meio da profissionalização, o fortalecimento e a estruturação da gestão turística.

Tatiana Petra e Patrícia Herzog são sócias de uma pequena empresa que oferece, desde 2013, roteiros focados na identidade local de Brasília (DF). As turismólogas contam que a ideia de abrir o negócio surgiu a partir de um desejo que tinham em conectar visitantes e moradores. Direcionada ao turismo criativo, a empresa delas oferece passeios não tradicionais por pontos indicados pelos próprios moradores. Os roteiros incluem visitas a pé, de bicicleta e até de balão.

“Temos um time de colaboradores e anfitriões, todos microempreendedores. O maior desafio das pequenas empresas no turismo não é só inovar, mas sustentar o negócio com profissionalismo seguindo os padrões legais exigidos pelo setor”, diz Tatiana. Atualmente, a empresa é parceira de cerca de 20 microempreendedores individuais.

Você também pode
gostar de:

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

mulher branca surpresa com várias opções de compra - Black Friday 2024 - Assaí Atacadista

Black Friday 2024: como decidir o que comprar?

Saiba como aproveitar a Black Friday 2024 com mais consciência com as dicas do Assaí Atacadista!

pequenos copos com frutas e produtos naturais - Assaí Atacadista

Receitas com produtos naturais para lucrar na Black Friday

Incremente seu cardápio da Black Friday com estas deliciosas receitas feitas à base de produtos naturais!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!