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Mercado de cosméticos cresce 11% em 2014

O mercado brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou um crescimento de 11% em 2014, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Atualmente, o mercado nacional é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Com um faturamento de R$ 101 bilhões, as empresas brasileiras são responsáveis por mais de 1,8% do PIB nacional e representam 9,4% do consumo mundial.

Entretanto, o crescimento do ano passado foi menor que o registrado na última década, que chegou a 18% ao ano. “Estávamos acostumados a um ritmo de crescimento maior e ficamos um pouco abaixo da nossa expectativa”, disse João Carlos Basílio, presidente da Abihpec. “Considerando, porém, o cenário da nossa economia, temos que comemorar”, completa.

Dentro desse mercado, o segmento de perfumaria, do qual o Brasil é líder global, movimenta mais de R$ 17 bilhões, enquanto o de desodorantes tem um faturamento de R$ 11 bilhões.

Produtos masculinos

Nos segmentos de produtos masculinos, infantis, e para cabelo, o Brasil ocupa a segunda colocação no mercado mundial. Os homens representam quase 11% do consumo de cosméticos no país, o que significou, em 2014, um faturamento de R$ 11 bilhões.

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