Goiás: um palco de cultura e negócios
28/07/2017 - 17h
Conheça a importância de Goiás para a economia nacional
O estado de Goiás possui uma representatividade cultural de suma importância para a identidade brasileira. Devido à sua localização geográfica, no Brasil Central, o estado goiano é um caldeirão que carrega uma mistura de costumes e tradições de gente como nortistas, nordestinos, mineiros, paulistas e, ainda, índios e negros.
Em todos os seus 246 municípios, Goiás possui festas e cultos religiosos, com festividades que misturam fé e folclore. Na maioria das vezes, com um toque da herança portuguesa da colonização e da religião católica. Nas cidades de Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás, por exemplo, há as famosas Cavalhadas - festas tradicionais que encenam a luta entre mouros e cristãos.
Outra tradicional comemoração é a Procissão do Fogaréu, que acontece na Cidade de Goiás (antiga capital do Estado). Uma festa em celebração à Semana Santa, com a encenação da perseguição a Jesus Cristo. São mascarados carregando tochas e percorrendo as ruas escuras da cidade.
Das belezas aos sabores
Com um ar bucólico, o estado também possui diversas paisagens de tirar o fôlego. São cachoeiras, grutas, rios e formações rochosas que deixam quaisquer férias inesquecíveis e geram fotografias memoráveis. Além disso, a riqueza gastronômica da região possui uma personalidade forte e características peculiares. Pratos como o empadão goiano ou o tradicional arroz de pequi ganham espaço na gastronomia nacional.
Goiás bom de negócio!
A cada ano, o ambiente de negócios de Goiás se fortalece e torna-se peça fundamental para o crescimento econômico do país. O otimismo é tanto que um levantamento realizado pelo Sebrae regional pontua que 61,8% dos empresários goianos acreditam que 2017 será um ano de grande crescimento, se comparado ao ano anterior.
Pensando nesse crescimento, o Sebrae ainda listou os negócios promissores para se investir em 2017. O levantamento levou em consideração o perfil de novas empresas em anos anteriores e o comportamento da economia nacional. Em comparação ao ano anterior, os negócios ligados ao ramo de alimentação, vestuário e higiene também vão estar em alta.
Confira as atividades mais promissoras para 2017:
Alimentos e bebidas: comércio de alimentos e bebidas, representação comercial, preparação de alimentos, comidas preparadas, restaurantes populares, lanchonetes, produtos de panificação, laticínios, doces e refeições.
Vestuário: confecção, comércio e acessórios de vestuário e bijuterias.
Serviços de saúde: consultórios médicos, serviços ambulatoriais, fisioterapia, nutrição, venda de planos de saúde e comércio de medicamentos e artigos de ótica.
Produtos – serviços inovadores: produtos e serviços que permitam aumentar a eficiência produtiva ou a redução de custos das demais empresas.