Compartilhe

É preciso mais que dinheiro para investir em uma franquia

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 11,9% e faturou R$ 115 bilhões em 2013. Pela ascensão do setor e também pela segurança que uma marca já registrada traz ao empresário, a opção por empreender a partir de uma franquia torna-se cada vez mais vantajosa.

Lyana Bittencourt, especialista em franquias, aponta que um franqueado precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. No entanto, para muitos, conduzir as três funções é tarefa difícil. A primeira delas diz respeito aos cálculos do negócio. Analisar todas as entradas e saídas – recebimento de clientes, gastos com produtos, salário de funcionários, investimento em marketing, entre outras contas. Muitos dos que empreendem conhecem profundamente apenas a técnica do negócio. Portanto, cursos específicos de administração são fundamentais para evitar tropeços.

Ao conhecer seu negócio de forma profunda, a questão comercial torna-se mais simples. Sabendo a quantidade de farinha que sua fábrica utiliza por dia, o prazo para recebimento de um cliente, a capacidade de sua produção mensal, o empresário torna-se capaz de negociar prazos e valores com clientes e fornecedores com mais embasamento. Afinal, não basta programar um pagamento para dez dias, se não há certeza de que o dinheiro irá entrar.

Já a boa gestão de pessoas se faz basicamente com comunicação e atenção. Saber identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe é tarefa primordial para qualquer empresário. Dessa forma, é possível atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um, elevando o desempenho do time. Além de reconhecer e premiar as boas ações e metas atingidas, estimular a troca de ideias, sugestões e críticas respeitosas também é papel de um bom líder e isso pode ser feito de maneira bem informal (sem muitos gastos), em um almoço ou cafezinho, com o time ou com cada funcionário separadamente.

Você também pode
gostar de:

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

caixas e gondolas com produtos na loja do Assaí Atacadista de Jóquei - BA

Serviços do Assaí: conheça as facilidades do atacado para você!

Conheça os serviços do Assaí Atacadista e venha fazer suas compras economizando!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!