Compartilhe

Dicas para evitar fake news na internet

As fake news são boatos que circulam na internet somente para atrair audiência e divulgar notícias mentirosas em aplicativos e nas redes sociais

 

Você já caiu em fake news? São notícias que parecem ser muito verdadeiras, mas, quando vamos conferir de onde vieram, descobrimos que elas têm a perna curta!

As notícias falsas são um dos maiores males da internet, já que praticamente qualquer pessoa pode inventar um boato e sair espalhando por aí, seja nas redes sociais, em aplicativos de conversa ou em sites diversos.

Por isso, cabe a quem recebe o conteúdo saber identificar se é uma informação enganosa ou sem procedência.

 

CUIDADO COM PERFIS FALSOS!

No Assaí, é comum recebermos denúncias de perfis falsos usando a nossa marca para divulgar vagas de emprego e ofertas irreais. Isso é perigoso! 

Por isso, deixamos sempre claro que somente divulgamos vagas de trabalho e ofertas exclusivas por meio dos nossos canais oficiais. Não acredite em outros perfis que usam o nome do Assaí para atrair a sua atenção: muitas vezes, pode ser um golpe de gente mal-intencionada.

 

NOTÍCIAS QUENTES SERVEM COMO ISCA

Outro perigo são as notícias referentes a pautas quentes, como o coronavírus ou assuntos financeiros, em que os consumidores ficam mais interessados e acabam caindo no papo de criminosos.

Cuidado ao ler sobre lançamentos do governo sobre Auxílio Emergencial ou o pagamento do FGTS emergencial. Não divulgue sua conta ou dados pessoais para estranhos nem entre em contato por WhatsApp ou mensagem inbox.

Todos os órgãos bancários e as agências federais possuem canais próprios de atendimento para esse tipo de serviço. Em caso de dúvidas, fale com o seu banco ou procure os canais diretos dessas instituições.

 

Tem dúvidas sobre o FGTS Emergencial? Aí vão algumas informações que você precisa saber:

 

Saque Emergencial FGTS

O Saque Emergencial FGTS, autorizado pela Medida Provisória nº 946/2020 de 07/04/2020, faz parte do conjunto de medidas adotas pelo Governo Federal para enfrentar os impactos causados pelo novo coronavírus (COVID-19).

Tem direito ao saque todos os trabalhadores titulares de conta FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, com limite de saque de R$ 1.045,00 por trabalhador.

Você pode conferir tudo sobre o assunto diretamente no site da Caixa Econômica Federal e tirar suas dúvidas sobre como prosseguir com o seu saque, caso você tenha direito e seja um beneficiário.

 

AS CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS

Ao compartilhar fake news, você pode não só estar sendo enganado(a), mas também ajudando ou incentivando pessoas mentirosas, com chances até de responder judicialmente por isso, dependendo da gravidade do problema.

Ao se deparar com qualquer notícia duvidosa na internet, siga sempre um checklist antes de repassar a informação:

  • Cheque as fontes (veracidade dos fatos)

  • Leia comentários sobre as notícias e veja a reação das pessoas

  • Identifique quem está divulgando a informação (se tem foto, e-mail correto, número de telefone válido, etc.)

  • Busque validar com um amigo antes; pergunte se ele também recebeu a notícia e chequem juntos se pode ser verdade ou mentira

  • Proteja seu celular, notebook ou tablet com programas antivírus e contra malwares, a fim de não receber qualquer tipo de ameaça

É importante estar blindado contra pessoas mal-intencionadas e não acreditar logo de cara em tudo o que dizem. Assim, ninguém sai prejudicado e, aos poucos, a internet se torna um ambiente com pessoas mais responsáveis e tolerantes, não é mesmo?

Esperamos ter esclarecido sobre o assunto e deixado você com a pulga atrás da orelha sempre que receber uma notícia nova! Fique de olho no Blog Assaí para mais dicas importantes e essenciais para o seu dia a dia!

 

Você também pode
gostar de:

mãe e filha com orelha de coelha felizes brincando com ovos de páscoa coloridos - presentes de páscoa - assaí atacadista

3 presentes de Páscoa para alegrar a criançada

Confira excelentes ideias de presentes de Páscoa para as crianças e surpreenda os pequenos!  

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!