Conteúdo principal
Compartilhe

Dicas para escolher o melhor azeite de oliva

Está na hora de saber qual é o melhor azeite para as suas receitas e o mais saudável para o seu dia a dia!

Você também não fica sem azeite na cozinha? Ele é um dos itens essenciais para o preparo de praticamente qualquer prato ou tempero no dia a dia.

O azeite de oliva é um óleo natural extraído das azeitonas, frutos da oliveira. Existe, sim, uma variedade grande de azeites e de diversas origens do mundo, mas não é difícil escolher um de qualidade para usar na sua rotina.

 

QUAL É O MELHOR AZEITE?

Além da procedência e do processo de fabricação, um dos fatores determinantes para identificar um bom azeite é o nível de acidez. Os produtos com até 0,8% de acidez são os mais recomendados e levam o nome de extravirgens.

Isso indica pureza e leveza no sabor, menos amargos e mais suaves, e também que eles possuem uma quantidade de gorduras boas para ajudar no equilíbrio alimentar e na saúde do organismo.

Outra informação importante é em relação à mistura de ingredientes. Existem azeites com percentuais de óleos e outros azeites (que não são de oliva) em sua composição. Por isso, é importante ler sempre os rótulos e verificar a pureza do seu azeite de oliva.

Os produtos envasados em garrafas de vidro escuras também devem ser levados em consideração, já que ajudam a preservar o nível de acidez e as propriedades nutricionais do azeite, protegendo-o do calor e da luz.

 

CLASSIFICAÇÃO DO AZEITE

Existe uma classificação padrão de azeites de oliva que ajudam a indicar a pureza e qualidade, de acordo com o seu nível de acidez. Confira:

 

Azeite extravirgem – até 0,8% de acidez

Preserva todos os nutrientes do azeite. É resultado da primeira prensagem das azeitonas, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino.

 

Azeite virgem – acidez menor ou igual a 2%

É obtido exclusivamente por processos físicos e mecânicos, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino.    

 

Azeite refinado – até 0,3% de acidez

É obtido a partir da refinação do azeite de oliva virgem lampante, resultando na perda parcial de compostos antioxidantes.    

 

COMO UTILIZAR O AZEITE NA COZINHA

 

Você pode utilizar o azeite de oliva em saladas, molhos, para temperar carnes, legumes, grãos, risotos, macarronadas, dourar temperos, em alimentos em conserva... são diversas finalidades.

Além disso, o azeite de oliva é rico em ômega 9 e ácidos graxos – e seu consumo diário pode ajudar a controlar os índices de colesterol no sangue. Possui, ainda, propriedades antioxidantes, o que previne doenças cardiovasculares, e função anti-inflamatória, aliviando dores musculares, de garganta e de cabeça.

 

Vale muito a pena consumir um bom azeite no dia a dia, não só pelo sabor e pela versatilidade, mas também para ajudar a sua saúde e a de toda a sua família!

Gostou das dicas? Agora é só ir até o Assaí Atacadista da sua região para escolher o melhor azeite de oliva com o menor preço. Venha aproveitar e economizar sempre!

 

Você também pode
gostar de:

Como aproveitar o aniversário do seu negócio para lucrar mais

Dicas para desenvolver ações e lucrar mais durante o aniversário do seu negócio

As melhores massas para bolos de aniversário

Aprenda 5 massas para bolo que servem como base para qualquer receita

5 receitas com pão para servir de aniversário

Anote essas receitas com pão deliciosas e monte o melhor cardápio