Compartilhe

Barreado carrega, além de sabor, muita história para contar

Aprenda a fazer o tradicional barreado paranaense  

Cercado por muitas histórias sobre sua criação, o barreado é um dos principais representantes dos pratos típicos da cultura paranaense. Com mais de trezentos anos de existência, ele acompanhou toda a construção histórico-cultural do estado, desde o Brasil Império. Hoje, carrega a força da representação gastronômica da região.

O prato transformou o único município litorâneo do Paraná que não possui praia, a cidade de Morretes, em um polo gastronômico. A cidade recebe, anualmente, mais de 100 mil pessoas que desejam conhecer as construções históricas e saborear o famoso barreado.

Invenção portuguesa

O barreado foi trazido pelos nossos colonizadores ao Brasil e o berço de disseminação da receita ainda é muito discutido, principalmente pelos moradores de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaraqueçaba.

Devido à facilidade do preparo e à validade da receita, o barreado começou a ser uma opção servida nos tradicionais “mutirões” de colheitas ou construções de casas, escolas e igrejas.

Na maioria das vezes, as mulheres também faziam parte do "multirões" e preparavam a receita antes das atividades. Dessa forma, o barreado só precisava ser requentado, sem perder o sabor forte, e misturado com farinha na hora da refeição.

Além disso, no mesmo período, Morretes era uma passagem dos tropeiros em direção a outras cidades brasileiras. Por ser uma comida forte e que sustenta, devido aos seus ingredientes, era a opção mais viável para que eles finalizassem as caminhadas coloniais com mais tranquilidade.

Famoso até os dias de hoje, o prato mantém sua tradição, principalmente devido ao tradicional modo de preparo, que ainda segue todos os processos de execução feitos antigamente. Isso mantém o sabor sem fazer com que as raízes culturais do barreado sejam perdidas.

Saiba como preparar o barreado

Apesar da receita ser simples, cuidados com o tempo, os ingredientes e o tipo de carne devem ser observados para que o prato fique com a textura e o sabor característicos da receita. Viajamos até o sul do Brasil para trazer uma receita rica em sabor e tradição. Confira:

 

Ingredientes

2kg de carne de segunda (lombo, paleta ou músculo);

2kg de cebola bem picada;

100g de bacon picado;

100g de alho;

100g de toucinho;

1 colher de sobremesa rasa de cominho puro moído;

6 folhas de louro;

Farinha de mandioca;

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo

  1. Corte a carne em cubos de mais ou menos cinco centímetros;
  2. No fundo de uma panela de pressão, coloque a carne e todos os ingredientes por cima. Cubra todo o conteúdo com água;
  3. Acrescente mais água até cobrir um terço do que havia sobrado sem conteúdo na panela. Feche e coloque para cozinhar por três horas;
  4. O ponto certo da carne é quando ela está fibrosa e começa a se desmanchar quando é tocada com o garfo.

Dica: é importante que a carne seja de segunda, pois esse tipo possui mais fibras e aguenta melhor o tempo de cozimento. Carnes como alcatra e mignon, por exemplo, desmancham-se completamente, transformando-se apenas em caldo.

Servindo: para servir, deve-se colocar duas colheres de farinha de mandioca para cada duas conchas de barreado fervendo em um prato fundo. É importante que a carne esteja muito quente para que ajude a cozinhar um pouco da farinha no momento da mistura.

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!