Compartilhe

Atividades para crianças brincarem e aprenderem ao mesmo tempo

Em homenagem ao Dia das Crianças, vamos dar algumas dicas de lazer para crianças em que você pode brincar junto e aplicar alguns ensinamentos muito importantes!

 

Nada melhor do que ver as crianças brincando, correndo e exercitando novas habilidades a cada dia. Mas que tal deixar a brincadeira ainda melhor e criar um senso de responsabilidade na cabecinha delas, mesmo que indiretamente?

Por meio de atividades lúdicas e rotineiras, é possível, sim, orientar os pequenos sobre questões importantes que fazem parte do desenvolvimento de todo ser humano, como conscientização ambiental, responsabilidade social, disciplina, educação e saúde.

Mas como? Bem, é muito mais simples do que você imagina! Dá para interagir com as crianças durante as brincadeiras para que, inconscientemente, elas possam ter contato com esses assuntos e possam perceber como aquela atividade tem um significado importante, do qual elas se lembrarão por muitos anos!

Bora ver como é possível ensinar as crianças durante os momentos de lazer? Olha só:

 

FAZER RECEITAS

As definições de brincadeira gostosa foram atualizadas! Que tal fazer uma receita deliciosa junto com as crianças? A relação com o alimento é muito importante para que elas entendam de onde eles vêm, como são preparados, quais os sabores e, ainda, como se virar na cozinha!

Claro, com todos os cuidados possíveis e a sua supervisão, as crianças podem ajudar a fazer doces e salgados, arrumar a mesa, separar os ingredientes de uma receita e experimentar opções mais saudáveis para que se alimentem melhor e de um jeito bem divertido.

 

AJUDAR NAS TAREFAS DE CASA

As tarefas do lar não são obrigações da mulher ou do homem e devem ser sempre divididas para que ninguém se sinta sobrecarregado ou explorado, certo?

E as crianças também podem aprender com isso e ajudarem desde cedo, recebendo tarefas simples, como arrumar a própria cama e participar ativamente da organização e limpeza da casa. Para deixar o momento ainda mais divertido, proponha um “acampamento” na sala, com cabanas de lençol e almofadas no chão. Depois que vocês se divertirem juntos, bora ajudar todo mundo a arrumar o ambiente!

 

ESTABELECER REGRAS E HORÁRIOS

Uma casa organizada não quer guerra com ninguém! Mostrar às crianças que elas devem ter compromisso com horários e agenda é fundamental para que elas cresçam mais responsáveis!

E, para que a sua casa não se torne um quartel-general e elas se sintam mal por ter que cumprir todos os horários, você pode fazer um quadro de recompensas! Funciona assim: você vai montar um quadro com tarefas e horários a serem cumpridos. Ao final da semana, se elas fizerem tudo direitinho, elas recebem uma recompensa simples que você vai escolher. Dessa forma, elas ficarão mais motivadas e saberão que o esforço delas gera um resultado que vale a pena!

 

EXPERIMENTAR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Não quer porque não gosta ou porque nunca experimentou? Tem gente que não tem costume desde cedo de comer certos alimentos e, ao chegar à fase adulta, pode ser tarde demais!

Por isso, incentive sempre as crianças a comer alimentos saudáveis e explique como aquilo funciona no organismo, os benefícios, as propriedades nutricionais. Você pode colocar ingredientes-surpresa no lanche delas ou brincar de experimentação às cegas!

De olhos vendados, ofereça o alimento a elas e faça-as adivinharem. Quanto mais elas acertarem, mais pontos ganham. No final, você também poderá pensar em uma recompensa para que elas queiram repetir a dose e desenvolvam o paladar de um jeito lúdico.

 

BRINCAR DE PLANTAR

Nossos bosques têm mais vida! As atividades de jardinagem com as crianças podem ser muito divertidas e proveitosas – e elas aprendem a cuidar das plantas e a preservar o meio ambiente.

Você pode pedir para que cada uma escolha a sua plantinha e dê um nome a ela. Depois, vocês plantam juntos e, dia a dia, acompanham o crescimento dela, ensinando sobre a importância de regar e proteger a mudinha. As crianças vão se sentir madrinhas da plantinha e vão ficar muito felizes ao vê-la crescer!

 

TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Ter um melhor amigo com 4 patas faz um bem enorme! Além da atividade terapêutica, um animalzinho de estimação pode reforçar valores como amizade, cuidado, proteção, empatia e muito, mas muito amor!

Correr e brincar com um PET pela casa deixa qualquer criança feliz e, sempre que puder, esteja perto para avaliar o comportamento e a relação dos dois. Explique como é importante que um cuide do outro e peça para os pequenos ajudarem nas tarefas do dia a dia, como colocar ração, limpar o cantinho do xixi, levar para passear, etc.

 

Com essas brincadeiras que ensinam ao mesmo tempo, as crianças vão ter mais contato com o mundo real e aprender lições importantes para a vida. Cabe aos pais e responsáveis orientarem desde cedo e praticarem esse cuidado da melhor maneira.

Melhor do que ser criança é ser um adulto responsável! Por isso, use essas dicas no dia a dia e aproveite cada momento ao lado dos pequenos.

Gostou da leitura? Navegue à vontade e confira outros conteúdos no Blog Assaí para deixar o seu dia ainda melhor. Até a próxima!

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!