Aplicativos facilitam serviços de motofrete
31/07/2015 - 16h
Na esteira do sucesso dos aplicativos de táxi, diversas empresas têm lançado programas para facilitar também a contratação dos serviços de motofrete. O mercado a ser conquistado é grande: enquanto em São Paulo existem cerca de 35 mil táxis, o número de motofretistas chega a 200 mil.
A ideia dos aplicativos é que tanto os usuários de entregas realizadas por motoboys quanto os próprios profissionais deste setor, possam sair ganhando com os aplicativos que já estão no mercado. Na outra ponta, empresários dos setores de comércios e serviços que precisam fazer entregas também terão ainda mais opções na hora de contratar um frete, podendo cotar valores e disponibilidade com mais rapidez. Os apps que já estão no mundo mobile prometem segurança nas informações e alguns deles já chegaram à marca de 5 mil motofretistas cadastrados.
Funcionamento
Os aplicativos diferem um pouco em sua operacionalização, mas, no geral, o funcionamento é similar. Para usar os softwares, que são gratuitos, o usuário deve baixá-los no celular e informar dados básicos para cadastro. A partir de então, o usuário cria um perfil nesta rede de serviços e pode começar a requisitar os fretes. O pagamento pode ser feito diretamente pelos aplicativos ou por outros serviços de pagamento online. Em outros casos, o cliente, pessoa física ou jurídica, pode pagar com cartão de crédito ou por boleto mensal, sem ter que fazer o desembolso em dinheiro, diretamente para o motoboy. No valor cobrado é descontada uma taxa de intermediação, que varia de acordo com o aplicativo e o preço do serviço.
Hoje em dia, a maioria dos aplicativos funciona tanto em sistemas operacionais Android como no iPhone.
Aplicativos disponíveis:
Easy Deliver
Funcionando na cidade do Rio de Janeiro, este app aceita pagamento em dinheiro diretamente com o motoboy, cartão de crédito e boleto bancário para PJ.
Vai Moto
O aplicativo Vai Moto garante que em apenas quatro minutos você já pode ter respostas e selecionar um profissional. Isso porque o sistema aciona profissionais a um quilômetro durante dois minutos. Depois, profissionais a três quilômetros de distância por mais dois minutos.
99 Motos
Este aplicativo só envia ao motofretista pedidos que estejam há menos de 10 km do endereço solicitado. Neste app, a taxa é de R$ 0,99 por corrida.
MoblyBoy
Disponível nos estados de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, o app conta com mais de cinco mil motoboys cadastrados.