Ambiente de Trabalho
31/07/2015 - 14h
É fundamental proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho produtivo e prazeroso, independente do tamanho da empresa. As pessoas precisam sentir-se confortáveis (fisicamente e emocionalmente) e, sobretudo, impulsionadas para “vestir a camisa” do negócio. Dessa forma, ao oferecer esse espaço para seus colaboradores, você investe no seu negócio.
É muito comum vermos exemplos de grandes empresas que possuem estruturas completas, como academia ou cafeteria próprias – disponíveis nos horários mais variados para seus funcionários. Mas nem sempre esse é o melhor modelo a ser seguido.
Inspire-se, adapte, mas tenha em mente que não existe regra. Não adianta ter uma academia ou uma sala de descompressão, se seus funcionários não conseguem usá-las. Portanto, não crie coisas mirabolantes. Pense num ambiente seguro que ajudará seu funcionário a produzir com satisfação.
Além disso, é importante repassar aos colaboradores os valores que definem sua cultura. Integre as áreas de forma que se conheçam e entendam como cada parte é importante para o resultado final. Crie um espírito de equipe e não o de concorrência interna.
Feedbacks também são extremamente importantes, saiba fazer as considerações de forma educada, construtiva e respeitosa. Não evite tocar em pontos delicados. É importante mostrar o que não está funcionando, mas esteja aberto ao retorno e saiba ouvir seu funcionário em busca de uma solução.
Respeite o ritmo de cada funcionário e, se por algum motivo, a produtividade de um colaborador cair, avalie os motivos (algo diferente na função, no escritório, com os colegas ou alguma motivação externa).
Crie metas que estimulem a colaboração entre as pessoas e não o boicote. E, para aqueles que se saírem bem, valorize! Incentive, gratifique, premie, bonifique. Seja justo com quem trabalha pelo sucesso do seu negócio.