Feedback negativo: como falar com o funcionário?
06/10/2015 - 15h
Saiba como dar feedback negativo para um funcionário de forma assertiva e educada.
A posição de chefe pode trazer algumas situações delicadas no dia a dia.
Dar um feedback negativo (também conhecido como “chamar atenção de funcionário”) é uma delas e deve ser feita com muito cuidado.
Uma conversa tranquila, educada e direta ajuda a empresa a ter bons resultados e evita conflitos internos.
Quer dicas de como dar um feedback assertivo para os funcionários do seu negócio?
Então continue lendo a matéria para aprender com a gente.
Feedback negativo: dicas para falar com os funcionários
Quando o assunto é feedback negativo, todo cuidado é pouco.
Principalmente se ele tem a função de “dar um puxão de orelha” em um funcionário por determinado comportamento.
Nos comércios e empresas grandes, quem é responsável por essa função é o departamento de RH (Recursos Humanos).
Mas no caso de pequenos e médios negócios, o chefe ou gerente é que precisa se responsabilizar pelo feedback.
Existem algumas formas de tornar o processo mais fácil para ambos os lados, e é isso que vamos ver a seguir.
Passo a passo para um feedback negativo humanizado:
1 - Chame o funcionário para um local privado, longe dos outros membros da equipe.
Chame a pessoa em particular, de preferência discretamente pra não alarmar os outros funcionários.
Para não constranger tanto o funcionário, quanto a equipe, não dê um feedback negativo de publicamente.
2 - Apresente os fatos sem enfatizar na parte negativa.
Por mais contraditório que pareça, dar um feedback negativo não precisa soar dessa forma.
Até porque isso pode desmotivar o funcionário e evitar que ele aprenda e melhore.
Por exemplo, ao invés de falar: “Você não está entregando o seu trabalho a tempo e está prejudicando a empresa”.
Diga: “Precisamos que você desenvolva seu trabalho a tempo para que a equipe não saia prejudicada.”
Leia também: Funcionário ou sócio? Veja as vantagens e implicações.
3 - Se mostre aberto para ouvir a versão do funcionário.
O momento de feedback também funciona como uma troca.
Isso significa que você precisa se mostrar aberto a ouvir com empatia a explicação da pessoa.
Afinal, na maior parte das vezes ele terá um motivo por trás de determinado comportamento, ou algo que está afetando seu desempenho.
4 - Explique que as atitudes de uma pessoa acabam afetando toda a empresa.
Essa é uma forma de incentivar o funcionário a pensar no coletivo, não apenas no individual.
Para não manter um tom negativo no feedback, dê sugestões de melhoria para o desempenho, e use referências da pessoa como motivação.
Traga ações e atitudes positivas do próprio funcionário para sua argumentação, como, por exemplo:
“No último projeto, você executou muito bem as tarefas e é dessa forma que precisamos que você trabalhe.”
Por fim, estabeleçam metas e novos combinados para garantir que o funcionário entregue resultados, mas também esteja satisfeito com seu trabalho.
Recomendamos que você invista em cursos, palestras e conteúdos sobre liderança para aprender a lidar com situações desse tipo com mais assertividade.
Um líder bem preparado tem um impacto positivo nos funcionários, e consequentemente nos resultados na empresa.
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