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Feedback negativo: como falar com o funcionário?

Saiba como dar feedback negativo para um funcionário de forma assertiva e educada.

 

A posição de chefe pode trazer algumas situações delicadas no dia a dia.

Dar um feedback negativo (também conhecido como “chamar atenção de funcionário”) é uma delas e deve ser feita com muito cuidado.

Uma conversa tranquila, educada e direta ajuda a empresa a ter bons resultados e evita conflitos internos.

Quer dicas de como dar um feedback assertivo para os funcionários do seu negócio?

Então continue lendo a matéria para aprender com a gente.

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Feedback negativo: dicas para falar com os funcionários

Quando o assunto é feedback negativo, todo cuidado é pouco.

Principalmente se ele tem a função de “dar um puxão de orelha” em um funcionário por determinado comportamento.

Nos comércios e empresas grandes, quem é responsável por essa função é o departamento de RH (Recursos Humanos).

Mas no caso de pequenos e médios negócios, o chefe ou gerente é que precisa se responsabilizar pelo feedback.

 

Existem algumas formas de tornar o processo mais fácil para ambos os lados, e é isso que vamos ver a seguir.

 

Passo a passo para um feedback negativo humanizado:

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1 - Chame o funcionário para um local privado, longe dos outros membros da equipe.

Chame a pessoa em particular, de preferência discretamente pra não alarmar os outros funcionários.

Para não constranger tanto o funcionário, quanto a equipe, não dê um feedback negativo de publicamente.

 

 

2 - Apresente os fatos sem enfatizar na parte negativa.

Por mais contraditório que pareça, dar um feedback negativo não precisa soar dessa forma.

Até porque isso pode desmotivar o funcionário e evitar que ele aprenda e melhore.

 

Por exemplo, ao invés de falar: “Você não está entregando o seu trabalho a tempo e está prejudicando a empresa”.

Diga: “Precisamos que você desenvolva seu trabalho a tempo para que a equipe não saia prejudicada.”

 

Leia também: Funcionário ou sócio? Veja as vantagens e implicações.

 

3 - Se mostre aberto para ouvir a versão do funcionário.

O momento de feedback também funciona como uma troca.

Isso significa que você precisa se mostrar aberto a ouvir com empatia a explicação da pessoa.

Afinal, na maior parte das vezes ele terá um motivo por trás de determinado comportamento, ou algo que está afetando seu desempenho.
 

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4 - Explique que as atitudes de uma pessoa acabam afetando toda a empresa.

Essa é uma forma de incentivar o funcionário a pensar no coletivo, não apenas no individual.

Para não manter um tom negativo no feedback, dê sugestões de melhoria para o desempenho, e use referências da pessoa como motivação.

Traga ações e atitudes positivas do próprio funcionário para sua argumentação, como, por exemplo:

“No último projeto, você executou muito bem as tarefas e é dessa forma que precisamos que você trabalhe.”

 

Por fim, estabeleçam metas e novos combinados para garantir que o funcionário entregue resultados, mas também esteja satisfeito com seu trabalho.

Recomendamos que você invista em cursos, palestras e conteúdos sobre liderança para aprender a lidar com situações desse tipo com mais assertividade.

Um líder bem preparado tem um impacto positivo nos funcionários, e consequentemente nos resultados na empresa.

 

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Dicas práticas para você aprender como gerenciar a sua equipe.

 

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