Trabalhe em casa: como organizar um home office
12/09/2016 - 10h
Trabalhar de casa tem se tornado cada dia mais comum não apenas para profissionais autônomos e freelancers, mas também para funcionários de empresas que passaram a ter a chance de realizar suas funções de casa durante alguns dias no mês. A escolha do local para utilizar como escritório, assim como o mobiliário adequado ao trabalho, é um dos primeiros passos para organizar um home office. Se possível, é importante que o local de trabalho seja separado dos outros cômodos da casa, para evitar a mistura das rotinas. Se houver espaço, vale a pena investir em uma mesa espaçosa para acomodar tudo o que precisa para trabalhar, tornando mais fácil a organização das coisas em um só lugar. A cadeira utilizada no home office não deve ser apenas confortável como também deve proporcionar a postura ideal para as horas em frente ao computador.
Também é importante criar algumas maneiras práticas para manter seu espaço sempre em ordem. A utilização de organizadores, como potes, caixas e outros compartimentos que deixam post-its, clips, canetas e outros itens a vista são bem vindos. O uso de gaveteiros e de pastas para cada tipo de documento também ajuda na organização. Documentos pendentes podem ser acomodados em bandejas com identificação.
A boa iluminação é fundamental para que o trabalho flua bem. Mantenha o ambiente sempre arejado e organizado – por mais que a sua casa esteja desorganizada, é fundamental que o escritório esteja em ordem para não prejudicar o trabalho. Para as paredes e os objetos de decoração, foque em cores como o amarelo e o laranja, que transmitem vivacidade e ativam a criatividade.
Depois de organizado o espaço, foco na rotina
Para que o dia de trabalho no home office renda, é importante que você tenha uma postura semelhante a que tinha no escritório, cuidando para não misturar tarefas domésticas com as do trabalho. Entre os hábitos negativos estão o de acordar e ir trabalhar de pijama ou não ter um tempo para se preparar – tomar um bom banho e um café da manhã completo. Se planeje para fazer atividades da casa antes ou depois do expediente.
Para manter a produtividade no home office é preciso adotar hábitos, mas aproveite a flexibilidade para criar uma rotina que combina com você. Defina uma carga horária diária e identifique os horários nos quais você é mais produtivo. Para o dia render melhor ainda, comece o trabalho pelas tarefas mais importantes e marque reuniões em momentos nos quais você sente que a sua produtividade sofre uma queda. Da mesma forma, é preciso saber a hora de parar de trabalhar, sempre cuidando para não atrapalhar a rotina do dia seguinte.