Compartilhe

Trabalhe em casa: como organizar um home office

Trabalhar de casa tem se tornado cada dia mais comum não apenas para profissionais autônomos e freelancers, mas também para funcionários de empresas que passaram a ter a chance de realizar suas funções de casa durante alguns dias no mês. A escolha do local para utilizar como escritório, assim como o mobiliário adequado ao trabalho, é um dos primeiros passos para organizar um home office. Se possível, é importante que o local de trabalho seja separado dos outros cômodos da casa, para evitar a mistura das rotinas. Se houver espaço, vale a pena investir em uma mesa espaçosa para acomodar tudo o que precisa para trabalhar, tornando mais fácil a organização das coisas em um só lugar. A cadeira utilizada no home office não deve ser apenas confortável como também deve proporcionar a postura ideal para as horas em frente ao computador.

Também é importante criar algumas maneiras práticas para manter seu espaço sempre em ordem. A utilização de organizadores, como potes, caixas e outros compartimentos que deixam post-its, clips, canetas e outros itens a vista são bem vindos. O uso de gaveteiros e de pastas para cada tipo de documento também ajuda na organização. Documentos pendentes podem ser acomodados em bandejas com identificação.

A boa iluminação é fundamental para que o trabalho flua bem. Mantenha o ambiente sempre arejado e organizado – por mais que a sua casa esteja desorganizada, é fundamental que o escritório esteja em ordem para não prejudicar o trabalho. Para as paredes e os objetos de decoração, foque em cores como o amarelo e o laranja, que transmitem vivacidade e ativam a criatividade.

Depois de organizado o espaço, foco na rotina

Para que o dia de trabalho no home office renda, é importante que você tenha uma postura semelhante a que tinha no escritório, cuidando para não misturar tarefas domésticas com as do trabalho. Entre os hábitos negativos estão o de acordar e ir trabalhar de pijama ou não ter um tempo para se preparar – tomar um bom banho e um café da manhã completo. Se planeje para fazer atividades da casa antes ou depois do expediente.

Para manter a produtividade no home office é preciso adotar hábitos, mas aproveite a flexibilidade para criar uma rotina que combina com você. Defina uma carga horária diária e identifique os horários nos quais você é mais produtivo. Para o dia render melhor ainda, comece o trabalho pelas tarefas mais importantes e marque reuniões em momentos nos quais você sente que a sua produtividade sofre uma queda. Da mesma forma, é preciso saber a hora de parar de trabalhar, sempre cuidando para não atrapalhar a rotina do dia seguinte.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!