Compartilhe

Setor hoteleiro sofre com falta de qualificação de mão de obra

A qualificação da mão de obra é um dos principais problemas do setor hoteleiro no Brasil. Os postos de trabalho exigem conhecimentos e especialidades diversas, mas sem a qualificação, existe dificuldade em preenchê-los. Um dos maiores problemas, apontado em uma audiência pública da Câmara dos Deputados que discutiu o setor turístico brasileiro na Copa do Mundo de 2014  e nas Olimpíadas de 2016, é que os trabalhadores da área de hospedagem não falam uma segunda ou terceira língua, o que causa muitas dificuldades para lidar com os turistas estrangeiros.

De acordo com especialistas são diversos os fatores que dificultam a capacitação dos trabalhadores. O dinamismo da economia é um dos fatores que permite aos trabalhadores buscarem empregos que tenham condições mais vantajosas de trabalho e uma exigência menor de qualificação.

A escala de trabalho puxada – um hotel funciona 24 horas por dia – tem dificultado a retenção de mão de obra, principalmente na área operacional, que envolve cargos de base de recepção, restaurante e hospedagem.

De acordo com um levantamento recente do IBGE, apenas 30% dos trabalhadores da área do turismo possuem mais de dez anos de escolaridade. Em outros termos, só uma minoria ultrapassou a fase dos ciclos de ensino fundamental e médio.

Para resolver esse problema alguns grupos hoteleiros têm criado nos últimos anos, diversos programas de aperfeiçoamento e padronização de seus serviços. Um dos mais famosos é a Academia Accor, uma universidade corporativa que capacita seus colaboradores desde o nível operacional, passando por cargos de chefia e gerência, desde 1992. Ao todo, já foram treinados mais de 18 mil funcionários. Os cursos podem ser presenciais ou a distância e focam não somente nos aspectos técnicos, mas principalmente nas características comportamentais da rede.

Atualmente, 740 instituições de ensino do país são responsáveis pela formação de praticamente 80 mil novos profissionais da cadeia turística por ano.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!