Compartilhe

Setor hoteleiro sofre com falta de qualificação de mão de obra

A qualificação da mão de obra é um dos principais problemas do setor hoteleiro no Brasil. Os postos de trabalho exigem conhecimentos e especialidades diversas, mas sem a qualificação, existe dificuldade em preenchê-los. Um dos maiores problemas, apontado em uma audiência pública da Câmara dos Deputados que discutiu o setor turístico brasileiro na Copa do Mundo de 2014  e nas Olimpíadas de 2016, é que os trabalhadores da área de hospedagem não falam uma segunda ou terceira língua, o que causa muitas dificuldades para lidar com os turistas estrangeiros.

De acordo com especialistas são diversos os fatores que dificultam a capacitação dos trabalhadores. O dinamismo da economia é um dos fatores que permite aos trabalhadores buscarem empregos que tenham condições mais vantajosas de trabalho e uma exigência menor de qualificação.

A escala de trabalho puxada – um hotel funciona 24 horas por dia – tem dificultado a retenção de mão de obra, principalmente na área operacional, que envolve cargos de base de recepção, restaurante e hospedagem.

De acordo com um levantamento recente do IBGE, apenas 30% dos trabalhadores da área do turismo possuem mais de dez anos de escolaridade. Em outros termos, só uma minoria ultrapassou a fase dos ciclos de ensino fundamental e médio.

Para resolver esse problema alguns grupos hoteleiros têm criado nos últimos anos, diversos programas de aperfeiçoamento e padronização de seus serviços. Um dos mais famosos é a Academia Accor, uma universidade corporativa que capacita seus colaboradores desde o nível operacional, passando por cargos de chefia e gerência, desde 1992. Ao todo, já foram treinados mais de 18 mil funcionários. Os cursos podem ser presenciais ou a distância e focam não somente nos aspectos técnicos, mas principalmente nas características comportamentais da rede.

Atualmente, 740 instituições de ensino do país são responsáveis pela formação de praticamente 80 mil novos profissionais da cadeia turística por ano.

Você também pode
gostar de:

mulher empreendedora negra falando no celular enquanto olha para um tablet - Assaí Atacadista - quarto trimestre

Quarto trimestre: 5 dicas para preparar seu negócio e lucrar

Descubra como aproveitar o quarto trimestre para encerrar o ano faturando com as dicas que o Blog Assaí preparou...

familia com homem mulher e criança negra felizes em um mercado com carrinho - Assaí Atacadista - dia do cliente

Dia do Cliente: como o Assaí valoriza e cuida da clientela?

Entenda a importância do Dia do Cliente para o Assaí Atacadista e conheça um pouco mais sobre suas vantagens!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!