Sebrae desenvolve aplicativo para gestão do MEI
28/07/2015 - 13h
Para facilitar a vida dos quase cinco milhões de microempreendedores individuais (MEI) do Brasil, o Sebrae e o Buscapé Company lançaram o Qipu, aplicativo gratuito disponível para iOS, Android e Windows Phone, que ajudará a controlar pelo smartphone todas as obrigações das microempresas.
O aplicativo é de fácil navegação, pensado segundo a realidade do MEI, que normalmente trabalha sozinho e tem pouco tempo para dedicar à gestão financeira. “Os microempreendedores ainda não contavam com uma ferramenta amigável e gratuita para organizar a movimentação e para lembrá-los das obrigações, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a declaração anual”, assinala o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
“Com o Qipu, o microempreendedor individual poderá fazer a declaração anual com maior facilidade. O aplicativo controla as vendas e compras durante todo o ano e já prepara a declaração anual para o empreendedor. Em breve, os MEI de comércio também poderão listar seus produtos em destaque no aplicativo do Buscapé”, acrescenta Romero Rodrigues, CEO Global do Buscapé Company.
O aplicativo conta com mais de 40 notificações inteligentes, como lembrete para pagamento do DAS-MEI, para fazer entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do direito a benefícios previdenciários e outras obrigações. Além disso, ele controla toda a movimentação financeira da empresa, registrando receitas e despesas.