Saiba mais sobre o mercado de alimentos congelados
22/06/2016 - 18h
Praticidade é, hoje, algo que muita gente tem buscado. No cenário atual, no qual parte da população está em busca de mais agilidade, a atenção dos consumidores foi voltada aos alimentos congelados, que oferecem duas grandes vantagens: são práticos e, geralmente, têm baixo custo. A presença cada vez mais forte da mulher no mercado de trabalho também tem impulsionado as vendas desse tipo de produto.
A crise econômica é outra grande influenciadora do novo cenário, já que produtos chamados in natura tiveram uma grande elevação de preços. Claro que os preços dos congelados também foram atingidos pela situação, mas a opção fica mais competitiva por envolver muito menos tempo em seu preparo. Várias das opções comercializadas já vêm prontas ou semiprontas, em embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte.
De acordo com o estudo Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, em média, 33% dos consumidores na América Latina consomem pratos congelados. No Brasil, esse índice chega a 61%. Mas essa urgência na refeição não significa que as pessoas estão deixando a preocupação com a saúde de lado. Considerando-se que a busca por uma vida saudável, focada em bem-estar, é hoje uma tendência internacional, os segmentos de consumidores dos congelados fica ainda maior. Oferecer refeições com legumes, pouco sódio e carnes magras, por exemplo, coloca o empresário em um mercado em expansão. Há ainda o público vegetariano, que busca opções sem carne, e a parte da população que busca opções com restrições, como as sem glúten e sem lactose.