Saiba mais sobre o comportamento de consumo da terceira idade
12/05/2016 - 17h
O aumento da renda, o maior acesso à saúde, os novos tratamentos médicos e os hábitos de vida saudáveis têm feito os brasileiros viverem com mais saúde e maior disposição para consumir. A expectativa de vida no Brasil atualmente é, segundo o IBGE, de 74,9 anos – um aumento de 12,4 anos em comparação à média de 1980.
A terceira idade é um público cada vez mais independente financeiramente e sabe exatamente o que quer. Para se ter uma ideia, um estudo da consultoria paulista de geomarketing Escopo apontou que o consumo entre as pessoas com mais de 50 anos foi de quase 1 trilhão de reais em 2013. Desse montante, 135 bilhões de reais foram gastos em alimentos e bebidas – o setor que mais cresce entre esse público. Ao todo, os idosos foram responsáveis por 34% do consumo total da população, e esse número deve crescer para 44% até 2018.
Já parou para pensar como agradar e fidelizar os idosos à sua marca? Cada setor tem uma estratégia diferente, mas vale pensar em oferecer alguns pontos essenciais como:
- Produtos mais leves e mais fáceis de usar;
- Alimentos em porções menores e de textura mais suave;
- Academias e espaços de saúde para pessoas acima de 60 anos;
- Cursos para desenvolvimento mental.