Saiba como lidar com clientes barulhentos
19/08/2016 - 18h
Crianças chorando ou brincando, um grupo de amigos empolgados, uma discussão acalorada. São vários os motivos para que alguns dos seus clientes possam ficar mais barulhentos do que o usual. Muitas vezes, a situação pode incomodar os outros clientes, principalmente em lugares mais calmos, como restaurantes e cafeterias. Em casos como estes, é importante não constranger o grupo, mas tomar uma atitude para que as outras pessoas não acabem ficando incomodadas. Confira algumas dicas de como lidar melhor com o problema.
1. Seja compreensível
Antes de mais nada, tenha certeza de que o barulho que está sendo feito é excessivo. Seja em um restaurante ou uma lanchonete, este é um momento de descontração para os seus clientes e exigir silêncio pode soar implicância. Confira se o grupo está incomodando as pessoas próximas e fique atento às reclamações. No caso de crianças, muitas vezes o choro é inevitável. Tenha alguns brinquedos (ou um espaço kids, quando viável) para distrair os pequenos clientes e se mostre disposto a ajudar.
2. Treine sua equipe
A padronização do atendimento ao cliente deve incluir também direcionamentos para situações como estas - e é fundamental que todos os funcionários sejam treinados para isto. Sinalizar como deve ser a abordagem e em que momento é preciso chamar o gerente facilita a rápida solução do problema.
3. Mantenha a calma
Quanto mais nervoso você ficar, pior a situação vai se tornar. Pessoas que exageram na bebida, por exemplo, podem ficar mais sensíveis a reclamações. Seja discreto ao solicitar que o barulhento diminua o volume e evite qualquer semelhança com uma “bronca”. Quando o grupo for grande, busque a pessoa que parece mais acessível e faça a solicitação para ela.