Compartilhe

Saiba como gestões que priorizam ações ambientais diminuem os custos sem prejuízos

Empresas focadas em gerar lucro com o mínimo impacto ambiental têm cada vez mais espaço no mercado. Para manter uma produção responsável, é importante aderir a políticas de sustentabilidade, especialmente se o seu setor de atuação impacta de alguma forma o meio ambiente.

Graças ao avanço na ciência e na tecnologia, atualmente é possível, sim, lucrar e trabalhar com sustentabilidade sem que isso signifique ter gastos maiores - a sustentabilidade não anula lucros. Uma empresa pode encontrar um equilíbrio entre as duas coisas. O mercado atual valoriza quem mostra uma preocupação com tudo que está acontecendo ao seu redor, quem se vê como parte de um todo e entende que tem uma responsabilidade com a saúde do meio ambiente. Portanto, adotar políticas de sustentabilidade é capaz de ampliar a sobrevivência do seu negócio e angariar novos públicos.

Para começar a pensar em uma empresa mais sustentável, o empresário pode se informar sobre quais são as normas de sustentabilidade que pode implantar. Uma boa dica é procurar pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma norma de adesão voluntária a qualquer tipo de organização. A partir disso, analise quais os impactos e também os aspectos ambientais mais importantes para conseguir elaborar um plano de melhorias.

Pequenas ações são capazes de gerar ótimos resultados. Tendo como exemplo um restaurante médio, a produção anual de lixo é de cerca de 150 mil toneladas, segundo informações do Sebrae. Implementar a coleta seletiva no estabelecimento, separando o lixo orgânico do seco, tem enorme importância. Além de destinar o máximo possível do lixo ao reaproveitamento, é possível transformar restos de comida em adubo e descartar corretamente insumos específicos, como óleo de cozinha. Entre outras ações, a instalação de arejador nas torneiras de lavagem de alimentos, por exemplo, pode reduzir o fluxo de água em até 60%. Nos sanitários, controlar a vazão com temporizadores pode impactar em uma economia de 40% do que normalmente é gasto. Faça uma análise dos seus processos e inclua neles alguma ação mais sustentável. A sua empresa e o meio ambientem saem ganhando.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!