Compartilhe

Saiba como fazer uma pesquisa de mercado

Subestimar a importância da pesquisa de mercado é um dos principais erros que um empreendedor pode cometer. Ferramenta fundamental para orientar o futuro empresário, a pesquisa de mercado é uma importante fonte de informações e dados sobre clientes e fornecedores, o que é essencial na definição das estratégias empresariais.

A pesquisa de mercado possibilita uma visão ampla do negócio, esteja ele em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização. Nela são avaliadas questões como fatores que geram oportunidades, ameaças externas, bem como setoriais, perfil dos clientes e fornecedores, pontos fortes e fracos da concorrência, produtos e serviços que podem ser ofertados, o que, consequentemente, gera subsídios para a elaboração do plano de marketing.

Como fazer

Em resumo, trata-se de um processo de coleta e análise de informações que ajuda o empreendedor na tomada de decisões estratégicas. Dois métodos costumam ser mais utilizados – a pesquisa primária e a pesquisa secundária.

Na pesquisa primária os dados são coletados especificamente para um negócio, por meio de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes.

Já a pesquisa secundária compreende a utilização de dados que já foram coletados para outros objetivos. Ela pode ser feita com base em pesquisas na internet, em sites do governo, de associações e especializados.

Primeiro passo

Resumidamente, o processo de pesquisa de mercado pode ser dividido em cinco etapas: definição do problema, planejamento, investigação, coleta e análise dos dados/informações.

O primeiro passo de uma pesquisa de mercado é definir seus objetivos e que respostas quer ter com ela. Em seguida, selecione as perguntas chaves, defina o melhor método, primário ou secundário, e pense em quais recursos será preciso dispor para isso, como tempo, dinheiro e ferramentas. Caso opte por uma pesquisa primária, pense em quais pessoas vai entrevistar e como chegar até elas.

Se você quer ter um negócio e não sabia por onde começar, agora já sabe! Então, mãos à obra!

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!