Compartilhe

Resiliência no mercado de trabalho

Você sabe a importância da resiliência no mundo profissional?

Resiliência é a capacidade humana de superar adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar. Pessoas resilientes tornam-se mais fortes após enfrentarem situações complicadas.

Isso acontece porque elas desenvolvem confiança em si mesmas, construindo uma nova forma de enfrentar os desafios e manter a saúde mental. A resiliência pode ser projetada em vários momentos da vida. Seja nas situações pessoais ou até mesmo no ambiente profissional.

A resiliência profissional

As circunstâncias externas, na maioria das vezes, não acompanham os nossos desejos. E quase nunca podem ser controladas. A morte de um familiar, traição, a perda de emprego ou um trabalho em ambiente intenso e cheio de pressão, por exemplo.

No campo profissional, essa habilidade torna-se cada vez mais desejável. É a arte de transformar um problema em uma oportunidade. As pessoas que colocam em prática a resiliência conseguem não apenas amadurecer emocionalmente, como também ficam mais fortes depois de ultrapassar a fase negativa.

E o termo não se limita em ser apenas um jargão corporativo. Profissionais resilientes ganham cada vez mais espaço, pelo otimismo e pela coragem de enfrentar os desafios.

Como desenvolver resiliência no trabalho?

  1. Saiba quais são os seus limites! O autoconhecimento é o primeiro passo e é fundamental para qualquer profissional. É saber até que ponto você pode chegar e que ponto não pode ultrapassar;
  2. Diferencie o lado profissional do lado pessoal. Saber a diferença entre os dois lados é a principal característica de uma pessoa resiliente. Construir um posicionamento mais objetivo;
  3. Conheça as suas qualidades. Os profissionais que têm conhecimento de suas potencialidades tendem a suportar melhor as críticas e situações adversas.

O homem de aço

“Resiliência” se tornou popular no mundo dos negócios, mas o termo é oriundo da física. Nesse campo, refere-se à capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.

A diferença entre as duas formas de aplicação do termo é que, no mundo profissional, a “tensão” é emocional e o estado que precisa voltar ao “normal” é o mental, não o físico.

A decisão é sua...

A história traz exemplos de grandes personalidades que em diversos momentos tiveram suas trajetórias cruzadas com o termo resiliência. Como Nelson Mandela e sua incansável luta contra o regime de segregação e discriminação racial na África do Sul. Ou o premiado físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, que não deixou a esclerose e sequelas físicas determinarem seu destino. E até mesmo, o famoso psiquiatra Viktor Frankl, que superou os episódios traumáticos do Holocausto e se tornou referência no tema.

A vida não é fácil e as barreiras são imprevisíveis, mas o desânimo não tem lugar no caminho de quem busca o sucesso. Buscar o equilíbrio emocional, seja em adversidades familiar ou nos problemas do trabalho, é o primeiro passo para encontrar medidas que minimizam o desalinhamento das situações.

Como Viktor Frankl compartilhava, “tudo pode ser tirado de um homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a sua atitude em um determinado conjunto de circunstâncias. Escolher seu próprio caminho”. E é você quem decide o papel que irá assumir. Encarar e aprender com os problemas, deixando a mente mais flexível e o pensamento cada vez mais otimista. Construir metas claras, com a certeza de que tudo passa. Menos as uvas.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!