Remoção de manchas
28/07/2015 - 12h
Com toda a evolução da tecnologia dos aparelhos e produtos domésticos, lavar roupas tem ficado cada vez mais fácil. Mas, mesmo assim, existem aquelas manchas que insistem em não sair. Nesses casos, uma das principais dicas, independentemente do produto que for derramado, é tentar limpar o tecido assim que ele for sujado.
Café - Quando o causador da mancha for o café, um bom jeito de limpá-la é misturar, em partes iguais, sabão em pó, vinagre branco e água fria. Aplique essa pasta sobre a mancha e deixe agir por cinco minutos. Depois, esfregue com uma escovinha em movimentos circulares.
Vinho - Para essas manchas, o ideal é agir assim que a bebida for derramada. Coloque bastante sal e suco de limão na mancha e aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de trinta minutos a uma hora. Depois disso, esfregue e lave com água e sabão. Se o tecido for branco pode aplicar vinagre ou suco de limão com uma esponja.
Ketchup e mostarda - Esses molhos também costumam manchar os tecidos. Para limpar é importante remover o excesso de molho com uma colher, tomando cuidado para não aumentar o estrago. Passe água fria na parte de trás do tecido, forçando a mancha para fora e depois esfregue detergente líquido na área. Se o tecido for branco pode aplicar vinagre ou suco de limão com uma esponja.
Óleo de cozinha - Até a mais temida das manchas tem solução. Assim que acontecer, coloque talco sobre o tecido e deixe agir por cerca de seis horas. Depois, escove para retirar o amido engordurado e lave com detergente de cozinha. Se mesmo depois dessa técnica, a mancha persistir, existe um plano B: misture meia colher de sopa de lustra-móveis (branco) com a mesma quantidade de detergente líquido. Coloque a solução sobre as manchas e aguarde cerca de 40 minutos. Enxague esfregando um pouco e terá o resultado desejado.