Quem é o microempreendedor no Brasil
09/12/2015 - 13h
O número de brasileiros que decidem se tornar microempreendedores individuais não para de crescer e o MEI está se tornando uma maneira importante de formalizar diversas empresas.
O Sebrae apresentou recentemente os resultados de uma pesquisa que traçou o perfil desses microempreendedores e concluiu que eles atuam principalmente nas áreas de comércio (38%) e serviços (37%) e possuem entre 31 e 40 anos (33%). Eles estão distribuídos principalmente na alta classe média (27%) e na baixa classe alta (25%). A escolaridade é um item de destaque: 20% possuem Ensino Superior completo ou mais; 42% têm Ensino Médio ou técnico completo; e 38%, Ensino Médio ou técnico incompleto.
De acordo com a pesquisa, 63% dos empresários decidiu formalizar a empresa por considerar esse passo bom para o seu negócio e 77% têm planos de crescer e se tornarem microempresas.
Com relação à questão financeira, o levantamento do Sebrae apontou que 80% dos MEI utilizam, hoje, algum tipo de financiamento, como cheques pré-datados, negociação com fornecedores ou outro tipo de transação, mas apenas 40% obtiveram empréstimo em bancos nos últimos cinco anos. O número foi ainda menor em 2015: apenas 20% buscaram empréstimos bancários.