Compartilhe

Problemas pessoais no trabalho

Chegar no trabalho e focar somente no que precisa ser feito profissionalmente quando se está atravessando momentos difíceis na vida pessoal é um desafio e tanto. É difícil separar o pessoal do profissional, especialmente em uma cultura latina como a nossa. Mas como buscar o equilíbrio e lidar com os problemas do cotidiano sem comprometer a posição na empresa?

Veja algumas sugestões:

  1. Siga pelo caminho do meio. Evite o isolamento, deixando de compartilhar seus problemas com as pessoas mais próximas. São pelo menos oito horas de trabalho e se você não conversar com ninguém sua cabeça explode. Mas pondere e evite a exposição exagerada. Você não precisa dividir seus anseios com todos, até porque, no ambiente de trabalho, algumas pessoas estão em busca das suas fraquezas.
  2. Seu superior pode achar que sua apatia é desinteresse ou desleixo. Avise, mesmo que superficialmente, que você está passando por uma fase difícil, mas que está em busca da superação.
  3. Seja discreto. Cuide para que seus problemas pessoais sejam tratados reservadamente, então se afaste para falar ao telefone e, se a discussão for pelo computador, via chats ou e-mail, certifique-se de fechar a janela ao se ausentar da sua mesa. Jamais chore em público. Algumas pessoas serão solidárias, mas outros usarão isso contra você.
  4. Peça ajuda. Se o problema for de ordem financeira, procure soluções e crédito. Se for de saúde, procure o tratamento adequado e evite se automedicar. Procure terapia para solucionar problemas de ordem psicológica.
  5. Afaste-se para cuidar dos problemas. Se o seu desempenho está sendo muito prejudicado e seus problemas não estão se resolvendo, o melhor é pedir uma licença ou antecipar as férias e direcionar todas as suas energias para solucioná-los o quanto antes.

Se com você está tudo bem, mas se está acompanhando um colega que notadamente está passando por um período turvo, procure ajudá-lo. Afinal, lembre-se de que um dia os papéis poderão se inverter.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!