Problemas pessoais no trabalho
07/04/2016 - 18h
Chegar no trabalho e focar somente no que precisa ser feito profissionalmente quando se está atravessando momentos difíceis na vida pessoal é um desafio e tanto. É difícil separar o pessoal do profissional, especialmente em uma cultura latina como a nossa. Mas como buscar o equilíbrio e lidar com os problemas do cotidiano sem comprometer a posição na empresa?
Veja algumas sugestões:
- Siga pelo caminho do meio. Evite o isolamento, deixando de compartilhar seus problemas com as pessoas mais próximas. São pelo menos oito horas de trabalho e se você não conversar com ninguém sua cabeça explode. Mas pondere e evite a exposição exagerada. Você não precisa dividir seus anseios com todos, até porque, no ambiente de trabalho, algumas pessoas estão em busca das suas fraquezas.
- Seu superior pode achar que sua apatia é desinteresse ou desleixo. Avise, mesmo que superficialmente, que você está passando por uma fase difícil, mas que está em busca da superação.
- Seja discreto. Cuide para que seus problemas pessoais sejam tratados reservadamente, então se afaste para falar ao telefone e, se a discussão for pelo computador, via chats ou e-mail, certifique-se de fechar a janela ao se ausentar da sua mesa. Jamais chore em público. Algumas pessoas serão solidárias, mas outros usarão isso contra você.
- Peça ajuda. Se o problema for de ordem financeira, procure soluções e crédito. Se for de saúde, procure o tratamento adequado e evite se automedicar. Procure terapia para solucionar problemas de ordem psicológica.
- Afaste-se para cuidar dos problemas. Se o seu desempenho está sendo muito prejudicado e seus problemas não estão se resolvendo, o melhor é pedir uma licença ou antecipar as férias e direcionar todas as suas energias para solucioná-los o quanto antes.
Se com você está tudo bem, mas se está acompanhando um colega que notadamente está passando por um período turvo, procure ajudá-lo. Afinal, lembre-se de que um dia os papéis poderão se inverter.