Plano de Negócio: 5 dicas importantes para você ter sucesso
01/08/2017 - 18h
Descubra o que seu Plano de Negócio precisa ter para se destacar aos olhos dos investidores
Você sabe quais são os fatores que chamam atenção em um Plano de Negócio? Esse é um dos principais questionamentos que os empreendedores enfrentam na hora de colocar a ideia no papel.
Os investidores se deparam com inúmeros projetos diariamente e precisam decidir em quais investir. Além de uma estruturação bem embasada, com resultados positivos, eles levam em consideração pontos técnicos importantes no Plano de Negócio.
Para ajudá-lo na elaboração do seu Plano de Negócio, o Blog Assaí Bons Negócios separou cinco dicas importantes. Confira:
Inovação
Esse é o primeiro aspecto a ser analisado por um investidor e não necessariamente deve ser o vanguardismo do empreendedorismo. O Plano de Negócio que apresenta uma ideia saturada no mercado tende a ser descartado. Se você está construindo seu projeto em cima de um setor ou um formato já existente, não se esqueça de fomentar um diferencial importante, marcando outros estabelecimentos e/ou serviços.
Estratégia
Assim como a ideia inovadora, a estruturação da sua estratégia de inserção no mercado é peça fundamental para o sucesso do seu Plano de Negócio. Esse é um dos fatores que também influenciam na escolha dos investidores.
Eles buscam investimentos que entendam o seu papel dentro do mercado e estejam prontos para as possíveis adversidades econômicas. De nada adianta ter uma ideia brilhante se ela não é imaginada em diversas situações.
Crescimento
Outro aspecto avaliado pelos investidores é o potencial de crescimento do negócio dentro do mercado. O Plano de Negócio deve conter informações relevantes e destacar a importância da ideia, apresentando o serviço ou produto como uma tendência.
São essas análises que mapearão o crescimento do empreendimento e o interesse em investir nas ideias que contêm mais segurança dentro do cenário econômico.
Expectativa
Os Planos de Negócios que apresentam uma percepção de que o produto ou serviço supre as necessidades e supera a expectativa dos clientes têm mais chance de se destacar dos outros projetos.
Os investidores não estão apenas interessados em lucrar, mas também em investir em um processo que se fidelize. É a partir dessa análise que eles identificam se o produto ou serviço vai garantir um fluxo de caixa robusto.
Implementação
Seu Plano de Negócio deve conter uma estrutura implementável. Não adianta ter uma ideia inovadora se não há tecnologia que supra a aplicação ou se o mercado ainda não tenha se dado conta da necessidade do produto ou serviço.
Por isso, tão importante quanto a ideia é saber se ela é viável, em todos os sentidos, desde a estruturação física até a manutenção no dia a dia.
Lembre que é dessa forma que os investidores separam as ideias promissoras daquelas que não causam grande impacto. Então invista tempo para produzir este material.