Compartilhe

Para cair na rede

Antes de lançar a marca nas redes sociais, é importante conhecer seu público, as características de cada rede e os erros que precisam ser evitados

Antes de lançar a marca nas redes sociais, é importante conhecer seu público, as características de cada rede e os erros que precisam ser evitadosr algum para quem a consome e, por isso, não trará resultado a quem a produz. É preciso ter em mente que as redes sociais são a extensão dos canais de comunicação da empresa e, como tal, devem ter unidade de mensagem”, explica Luisa.

Interação é tudo

É da natureza das redes que a comunicação não se dê somente do emissor do conteúdo (empresa) para o receptor (cliente).  É justamente a interação que caracteriza uma rede social e é nela que moram as armadilhas. Para João Paulo Mehl, sócio-diretor da empresa Ethymos Soluções em Web (que presta consultoria em redes sociais), a interação é condição fundamental para uma empresa se lançar nas redes. “Se a empresa quer estar na rede, então precisa estar disposta a interagir de forma franca e direta. É altamente desaconselhável estar nas redes e não dar respostas a perguntas, dúvidas ou críticas”, afirma.

Nesse ponto, as empresas parecem estar indo bem. Segundo uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (Cetic), 74% das empresas que estão na rede respondem a comentários, dúvidas e críticas de clientes. As outras publicações são referentes a notícias sobre a empresa (78%), notícias sobre temas relacionados à área de atuação (72%), conteúdo institucional (64%), lançamento de produtos e serviços (58%) e promoções (53%).

Transparência com o consumidor

Na interação, outro ponto para o qual alerta Luisa Barwinski, é a transparência da informação. “Hoje, o consumidor tem um enorme poder de pesquisa em mãos e é muito fácil encontrar os mínimos detalhes que não foram ditos de maneira clara. Portanto, agir com transparência e agilidade é essencial para qualquer empresa que queira ter uma boa atuação nas redes sociais”, explica.

Também é nesse ponto que podem acontecer algumas gafes. Para João Paulo, a pior delas é apagar o conteúdo publicado após receber críticas – ou apagar as críticas e deixá-las sem resposta. Luísa Barwinski defende uma tese simples para que as gafes sejam evitadas: o bom senso. “As gafes mais comuns surgem a partir da falta de bom senso de quem está respondendo. Pode acontecer que alguém tome uma crítica à empresa como algo pessoal. Contudo, deve-se agir calmamente para evitar transtornos”. Ela lembra ainda que, assim como fora das redes, é importante que o responsável pelas mídias sociais da empresa se coloque no lugar do cliente. “Pensar em como gostaríamos de sermos atendidos é fundamental”, finaliza.

Profissional x pessoal

Outra gafe comum é que o responsável pelas publicações confunda o perfil corporativo com o perfil da empresa. Pode parecer um erro difícil de acontecer em ambientes profissionais, mas essa gafe já alcançou os perfis da Presidência da República e do Supremo Tribunal Federal, por exemplo.

Em fevereiro de 2011, o perfil oficial do STF no Twitter publicou uma piada com o senador José Sarney. O ato falho levou a instituição a emitir uma nota à imprensa desculpando-se pelo ocorrido e alegando que sua conta tinha sido indevidamente usada por uma funcionária terceirizada. Também no Twitter, o perfil da presidência da república compartilhou, em 2012, uma piada com o candidato derrotado à presidência, José Serra. Em um novo tweet, o órgão se desculpou e disse que a publicação não tinha sido autorizada.

Confira a matéria completa na terceira edição da Revista Assaí Bons Negócios. Acesse: assai.com.br/revista/3a-edicao

Você também pode
gostar de:

cesta com alimentos de São João - kits juninos - Assaí Atacadista

Kits juninos: crie, venda e ganhe dinheiro no São João

Veja como ganhar uma renda extra no período de São João vendendo kits juninos com as dicas do Blog Assaí!

cesta com pipoca com uma casal de xadrez no fundo - Assaí Atacadista - presentes para o dia dos namorados

Dia dos Namorados: presentes criativos que combinam com o São João

Surpreenda seu par com presentes de Dia dos Namorados que fogem do óbvio e demonstram amor no clima junino

mulher branca com trajes de festa junina segurando e olhando para o celular sorrindo - curiosidades sobre o São João - Assaí Atacadista

3 curiosidades sobre o São João que você provavelmente não sabia

Veja curiosidades sobre o São João e aprenda mais sobre a origem e as tradições de uma das festas culturais mais...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!