Compartilhe

Os cortes do boi

Você chega no açougue e vê os mais variados tipos de cortes e valores, mas não sabe o que realmente funcionará na sua receita e caberá no seu bolso? Antes de mais nada, é importante tentar deixar para trás aquele conceito de carne “de primeira” e “de segunda”. A nomenclatura não representa, necessariamente, a qualidade do corte, mas, sim, a quantidade de colágeno encontrado em cada um deles.

Algumas características devem ser levadas em consideração independentemente do corte: a carne deve estar fresca e firme, com uma coloração vermelha intensa, sem manchas. Busque saber, ainda, a procedência e as datas de embalagem e vencimento, que indicam controle de qualidade.

Conheça alguns cortes famosos de carnes e seus principais usos:

  • 2 - Acém: maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi, é uma carne relativamente magra, que precisa de calor e umidade durante o cozimento. Funciona em ensopados, cozidos de panela e picadinhos.
  • 3 - Filé de costela: também chamada costela de ripa ou apenas costela, é a carne que reveste a parte superior da caixa torácica do boi. É um corte saboroso, que pode ser feito no fogão ou na churrasqueira e requer cozimento longo.
  • 4 - Contrafilé: peça grande de onde se origina a bisteca. Ideal para bifes, medalhões e rosbife, pode ser grelhado no fogão ou na churrasqueira, em alta temperatura e por pouco tempo. Para manter a suculência da carne, deve ser servido malpassado ou no ponto.
  • 5 - Filé mignon: o famoso corte é o mais macio dos bovinos, mas seu sabor é menos acentuado. Ideal para bifes altos, rosbifes, picadinhos, estrogonofe, assados e refogados. Tempere bem ou sirva com um bom molho.
  • 6 - Picanha: a camada de gordura que reveste o corte garante a ele sabor acentuado e maciez. Seu preparo mais famoso é na churrasqueira, mas funciona bem também em cozidos e assados feitos no forno e na panela.
  • 7 - Alcatra: junto com filé mignon, contrafilé e picanha, a alcatra faz parte do quarteto nobre das carnes bovinas. Dela são tirados cinco cortes: a picanha, a maminha, o miolo de alcatra, o tender steak e o top sirloin.
  • 10 - Lagarto: corte retirado da parte traseira do boi, tem fibras longas e duras, mas é saboroso e versátil, podendo ser feito assado ou cozido, preferencialmente com molho.
  • 13 - Patinho: carne magra muito usada para bife à milanesa, escalopes e carne moída.
  • 14 - Maminha: o corte é retirado da alcatra e tem entre suas características maciez, suculência e sabor suave. Indicada para assados na churrasqueira e no fogão e cozidos de panela.
  • 15 - Fraldinha: tirada da lateral do boi, a peça é pequena, suculenta e macia. Funciona bem quando feita em churrasqueira ou em receitas de cozidos de panela, estrogonofe e espetinhos.
  • 18 - Paleta: localizada na pata dianteira do boi, de onde são retirados o peixinho, a raquete e o miolo de paleta. Apesar de considerados menos nobres, são cortes saborosos, que demandam cozimento longo e lento. Fica boa em picadinhos e cozidos de panela.

 

 

 

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!