Os brasileiros estão cozinhando mais em casa
20/07/2016 - 13h
Você sabia que os brasileiros estão cozinhando mais em casa desde o ano passado? Pois é, uma novidade e tanto – especialmente agora, que é tão fácil comprar comida pronta ou praticamente pronta. Essa informação foi comprovada por uma pesquisa da GfK: 30% dos consumidores brasileiros cozinham por pura diversão uma vez por semana e 25% cozinham todos os dias ou quase diariamente. Além disso, 25% afirmam ter conhecimento e experiência em culinária e 38% declararam serem apaixonados pela culinária. A pesquisa também constatou que os brasileiros dedicam 5,2 horas por semana para cozinhar.
Essa vontade de cozinhar pode ser uma boa oportunidade para os mercados começarem a vender alimentos mais sofisticados. Ações dentro do seu estabelecimento podem incentivar as vendas. Entre elas, convidar um cozinheiro para preparar um prato no espaço, com ingredientes à venda no mercado e finalizar o evento com uma degustação pode funcionar muito bem. É possível ainda buscar parcerias com fornecedores de ingredientes ou escolas de culinária para ensinar os consumidores a preparar petiscos.
Divulgar receitas, distribuir panfletos pela região com dicas de ingredientes e, claro, utilizar as redes sociais pode ser ótimo para incentivar as vendas. Aproveitar datas comemorativas ou especiais e épocas sazonais também pode ajudar. No inverno, por exemplo, você pode pesquisar os estabelecimentos que oferecem festivais de sopas e, a partir daí, identificar sabores novos. Se a sua loja possui um setor de bazar, aproveite para vender utensílios e panelas modernos e que tenham um design diferenciado, pois a estética é importante para quem cozinha por prazer.
São inúmeras as oportunidades que a paixão pela gastronomia pode trazer aos mercados, não deixe de aproveitar para vender mais!