Os benefícios da logística reversa
28/07/2015 - 12h
No Brasil, um dos principais destaques relacionados à sustentabilidade é a logística reversa. Introduzida à nossa legislação ambiental em 2010, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social, em que os materiais anteriormente descartados são reaproveitados, através de um amplo planejamento e controle de fluxo. A maior diferença desse processo é que suas ações partem do ponto de consumo ao ponto de origem de sua produção, por isso é chamado de logística reversa.
Esse processo de reaproveitamento dos materiais traz benefícios ao meio ambiente e à economia. Na parte ambiental, evita-se a possibilidade de poluição ou contaminação do meio ambiente e no aspecto econômico reduz-se significativamente o consumo de matéria-prima, já que os materiais são reinseridos na cadeia produtiva.
Em empresas dos ramos alimentícios e gastronômicos, a logística reversa também é possível através de embalagens (plástico, papelão, metais, vidros e outros) , e, se feita da maneira correta, gera bons resultados para os empresários. Para aplicá-la de forma completa, o ideal é contar com ajuda profissional, entretanto há alguns passos que podem auxiliar o empresário a implantar a logística reversa em seu negócio:
- Conscientize sua equipe, seus fornecedores e clientes da importância da ação para o negócio e também para o meio ambiente.
- Identifique os aspectos legais (restrições), envolvidos na operação de retorno (descarte) dos materiais usados em sua operação diária.
- Observe se há materiais que podem ser devolvidos ao fornecedor como forma de reduzir o custo deles e, consequentemente, o preço de compra.
- Certifique-se de que existam materiais que, após seu uso, podem ser comercializados ou vendidos (caixas de papelão, latas de alumínio, garrafas, sobras de refeição, entre outros).
- Tenha um espaço segregado para o correto acondicionamento dos materiais, bem como recipientes identificados para armazenar os materiais que seguirão para a origem ou descarte.
- Após implementar todas as ações, mensure os resultados obtidos e divulgue-os para os clientes, a equipe, os vizinhos e os fornecedores.