O seu negócio pronto para o verão
21/12/2015 - 13h
A sazonalidade é uma característica de mercado que deve ser usada para impulsionar as vendas do seu negócio. Passado o período de Natal e das festas de fim de ano, o verão é uma ótima oportunidade para chamar os consumidores para o seu estabelecimento. Confira algumas sugestões e adaptações que você pode fazer no seu espaço para deixá-lo mais atrativo nos dias mais quentes:
Dê destaque para produtos mais leves e refrescantes. Se não for possível criar um cardápio especial para a estação, divulgue as sobremesas e sucos mais refrescantes e invista na divulgação das saladas, por exemplo.
Bebidas sempre geladas. Com o calor, seu cliente vai estar com sede e uma bebida geladinha faz toda a diferença.
Explore o exterior. Vale colocar as mesas na calçada (onde for permitido), abrir as janelas e criar espaços para as pessoas aproveitarem os dias de sol.
Refresque o ambiente. Nas regiões mais quentes do país, ter um bom sistema de ventilação e ar condicionado vai permitir que o cliente fique mais à vontade com as altas temperaturas. Em ambientes abertos, impossíveis de serem climatizados, a dica é pintar telhados e paredes com cores claras. Alguns materiais refletem os raios solares e tornam o ambiente mais fresco e agradável.
Customize seu espaço. Fazer uma ambientação criativa e colorida pode ser um diferencial frente aos concorrentes. É também uma forma de chamar a atenção do consumidor para os itens que você tem interesse em vender mais.
Filiais de temporada. Algumas cidades litorâneas recebem um grande fluxo de turistas e você pode aproveitar o aumento do movimento para expor a sua marca para novos clientes. Para valer a pena, faça o cálculo exato de quanto vai gastar com estrutura, logística e pessoal, afinal, apesar de ter um movimento intenso, o período é curto, por isso o investimento não pode ser muito alto.