O que vai para o carrinho em tempos de crise
06/10/2015 - 17h
Para fazer mais dinheiro permanecer na conta no final do mês, uma das principais ações dos consumidores é reduzir a quantidade de produtos que vão para o carrinho. São produtos considerados pequenos luxos, que não prejudicam a qualidade de vida das pessoas, mas acabam fazendo a diferença para o comerciante.
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Dunhumby com pessoas das classes A, B e C, entre os produtos que não aparecem mais com frequência na despensa estão, por exemplo, os salgadinhos, considerados menos prioritários na atual fase econômica. Quando o assunto são produtos de limpeza, a pesquisa mostra que a compra não diminuiu, mas agora há uma maior busca por marcas com preços mais baixos. Por outro lado, há segmentos que diminuíram a quantidade de venda, mas não a qualidade dos produtos mais vendidos: é o caso das bebidas alcoólicas. Além desses cortes, a pesquisa constatou, também, que a maior parte dos entrevistados passou a visitar mais mercados em busca dos preços melhores. Nesse cenário, os extremos – produtos mais caros e mais baratos – são os que menos sofrem. A faixa intermediária, no entanto, é a que realmente sente o reflexo da queda do poder de compra.