Nove passos para ter uma peixaria de sucesso
21/04/2016 - 08h
De fornecedores a formas de armazenamento, o setor de peixes precisa de atenção para ser lucrativo. Listamos nove passos para que sua peixaria seja um sucesso.
- Peixe não se estoca, por isso, tenha bons fornecedores e faça compras diárias.
- O responsável por receber a carga deve verificar se cada peixe está com as escamas firmes, os olhos brilhantes e a área sob as guelras vermelhas. Isso garante que os peixes são frescos.
- Os peixes frescos devem ser armazenados a 3 °C ou 4 °C.
- Na hora de expor os peixes, não coloque uns sobre os outros, pois se eles não estiverem totalmente em contato com o gelo não ficarão devidamente resfriados. Eles devem estar sempre com o corpo todo mergulhado no gelo.
- O ideal é que os peixes sejam vendidos em até uma semana. Se eles não forem todos vendidos, limpe, corte e venda congelado em bandeja de isopor.
- Se pretende vender peixes congelados, verifique as normas de segurança alimentar com a Vigilância Sanitária ou a Anvisa. Quando congeladas, as espécies mais gordas duram até cinco meses, enquanto as magras, até oito meses.
- A limpeza é fundamental para manter a higiene e evitar os maus odores. Lave a peixaria todos os dias, troque diariamente o gelo usado na exposição e mantenha o balcão de cortes sempre limpo.
- Cuide da apresentação dos funcionários que trabalham na peixaria. Todos devem usar avental, redinha no cabelo, camiseta, calças e botas brancas. Sem adornos. É importante que as unhas estejam limpas.
- O consumo de peixes costuma ser baixo porque muitas pessoas não sabem como preparar ou escolher a espécie. Distribua folhetos com informações nutricionais, receitas e até mesmo organize cursos de culinária para os clientes.