Compartilhe

Normas para o turismo de aventura com segurança

A segurança no turismo de aventura envolve tanto os clientes quanto os prestadores de serviços e as organizações públicas. São esses os responsáveis pelos equipamentos, procedimentos e pelas próprias empresas que prestam esse serviço. Na condução dos clientes durante as atividades de turismo de aventura, existem procedimentos comuns que são necessários, independentemente do tipo de atividade praticada, principalmente os relacionados às regras e boas práticas.

Para tornar mais segura essa atividade, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), publicou uma norma estabelecendo requisitos focados nas competências mínimas consideradas essenciais aos profissionais que atuam como condutores de turistas nas atividades de turismo de aventura.

De acordo com o documento, o condutor de turismo de aventura deve ser capaz, entre outras coisas, de planejar rotas e medidas de emergência, como no caso de mau tempo ou outros aspectos inesperados; aplicar técnicas elementares de orientação e navegação; gerenciar perigos e riscos, zelando pela segurança física e emocional dos clientes; avaliar fatores que contribuam para acidentes e observar sinais de desgaste físico e emocional nos turistas.

Além dessas habilidades, o documento lista também conhecimentos que esse profissional deve ter. Entre eles estão a interpretação de sinais naturais climáticos, requisitos básicos de segurança no turismo de aventura, perigos e riscos ambientais mais comuns, procedimentos de primeiros-socorros, legislação e conservação ambiental, e técnicas de mínimo impacto ambiental.

Para saber mais detalhes da norma, ela está disponível, na íntegra, neste link.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!