Compartilhe

Natal cria oportunidades para o comércio de alimentos

A chegada do Natal traz para todo o comércio a expectativa de aumentos nas vendas. Junto com esta expectativa vêm as dúvidas sobre quais as melhores estratégias para impulsionar o faturamento no final do ano. No varejo de alimentos algumas ações podem ajudar o comerciante a ter um Natal mais próspero.

Os esforços devem se concentrar em tudo o que estimula as vendas de Natal: tendências, vitrines, decorações e novidades. É importante lembrar que não há momento melhor para conquistar novos clientes e agradar ainda mais os antigos que nesta época, quando as pessoas estão mais abertas aos estímulos do comércio. A decoração natalina mexe com o estado de espírito das pessoas, que colocam, muitas vezes, a emoção na hora de decidir pela compra.

Nesta atmosfera, montar dentro do estabelecimento uma feira com os principais produtos da época é uma boa opção. Para este espaço vale investir nos produtos tradicionais: nozes, frutas cristalizadas, passas, cerejas e panetones, por exemplo. Entretanto, é bom estar atento ao alerta do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo, Alvaro Furtado. Segundo ele, produtos importados, como castanhas e bebidas, que proporcionavam os “upgrades” nas ceias, perderam parte do atrativo, em razão da alta do dólar, que tirou a competitividade dos preços.

“No geral, há uma tendência sendo percebida este ano de comemorações mais simples, com churrasco, frango e linguiças entre os itens mais procurados. A escolha pelos espumantes deve ultrapassar os pedidos por vinhos e champanhe, o que favorecerá os espumantes nacionais, especialmente por terem excelente qualidade e preços muito competitivos. A cerveja e os refrigerantes predominarão nas mesas”, afirma Furtado.

Promotor de vendas

Para valorizar os produtos tradicionais do Natal e estimular o cliente a compra-los, uma opção interessante é investir em um promotor de vendas especialmente dedicado ao tema natalino. Oferecendo degustações, explicando a composição dos produtos, sua história, seu significado na tradição do Natal e sugerindo combinações, o promotor pode aumentar significativamente as vendas.

Ceia completa

Outra opção para o final de ano é vender a ceia já pronta, feita sob encomenda para o cliente. Como muitos estabelecimentos já oferecem este serviço, inovar no cardápio pode ser um diferencial. Além do menu tradicional da época, um restaurante italiano, por exemplo, que queira oferecer este serviço pode vender opções típicas da culinária de Natal da Itália.

Promoções

Ativar promoções é sempre uma opção cativante para os clientes. Aposte em promoções relâmpagos ou em ações de compra que podem também fidelizar, sem esquecer que um bom atendimento é imprescindível para ganhar de vez o coração do seu cliente.

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!