Compartilhe

Natal com sabor brasileiro

Supermercados, restaurantes e empresas que vendem ceias prontas precisam usar a criatividade para oferecer cardápios deliciosos e econômicos durante o período de festas. Mulheres que trabalham fora são potenciais compradoras desses alimentos, pois querem ficar menos tempo dentro da cozinha e aproveitar as festas ao lado da família.

Ingredientes que geralmente são importados, como bacalhau, frutas secas, cerejas e vinhos, tradicionalmente usados nas receitas natalinas, tendem a ganhar substitutos nacionais. “Nosso Natal é muito estrangeiro e as receitas que preparamos são muito pesadas para o clima quente de dezembro. Em 2016 devemos ter um cardápio mais leve, com sabor de Brasil”, acredita o chef Luis Perin, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.

O bacalhau pode ser substituído por um peixe brasileiro e o peru pode ser trocado pelo chester, acompanhado de frutas nacionais e variedades regionais. A manga e o abacaxi são uma boa pedida para pratos doces e salgados, assim como uma farofa feita com farinha de mandioca, cubos de abacaxi, pimenta-rosa, cebola e alho.

Para os que não podem investir em bacalhau, salmão, peru ou filé mignon, o frango também pode ser uma opção econômica e deliciosa, servido assado com molho de manga ou fruta regional, segundo o chef Diego Barreto, professor de Gastronomia do Sesc Penha, de São Paulo.

Receita de Frango com Molho de Manga

Ingredientes

  • 2 filés de frango (de mais ou menos 200 g cada)
  • 1 manga-palmer (apenas o suco)
  • 50 ml de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de manteiga (opcional)

 Modo de preparo

 Tempere o filé de frango com sal e pimenta ou com o tempero de sua preferência. Aqueça bem uma frigideira e coloque um fio de azeite. Com a chama do fogão bem forte, grelhe os filés de frango até os dois lados ficarem dourados e os filés estarem cozidos. Tome cuidado para não deixar o “fundo” da frigideira queimar, pois as casquinhas que se formam quando grelhamos alguma carne são cheias de sabor. Retire o frango da frigideira e reserve dentro de um forno aquecido, para não perder o calor. Ainda aquecendo a frigideira, coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Adicione o suco de manga, o mel e o ramo de alecrim. Ferva até que o molho fique com uma consistência cremosa e espessa. Acrescente a manteiga se desejar dar brilho ao molho. Regue o molho sobre os filés de frango.

 Fonte: Dedo de Moça

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!