Compartilhe

Natal com sabor brasileiro

Supermercados, restaurantes e empresas que vendem ceias prontas precisam usar a criatividade para oferecer cardápios deliciosos e econômicos durante o período de festas. Mulheres que trabalham fora são potenciais compradoras desses alimentos, pois querem ficar menos tempo dentro da cozinha e aproveitar as festas ao lado da família.

Ingredientes que geralmente são importados, como bacalhau, frutas secas, cerejas e vinhos, tradicionalmente usados nas receitas natalinas, tendem a ganhar substitutos nacionais. “Nosso Natal é muito estrangeiro e as receitas que preparamos são muito pesadas para o clima quente de dezembro. Em 2016 devemos ter um cardápio mais leve, com sabor de Brasil”, acredita o chef Luis Perin, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.

O bacalhau pode ser substituído por um peixe brasileiro e o peru pode ser trocado pelo chester, acompanhado de frutas nacionais e variedades regionais. A manga e o abacaxi são uma boa pedida para pratos doces e salgados, assim como uma farofa feita com farinha de mandioca, cubos de abacaxi, pimenta-rosa, cebola e alho.

Para os que não podem investir em bacalhau, salmão, peru ou filé mignon, o frango também pode ser uma opção econômica e deliciosa, servido assado com molho de manga ou fruta regional, segundo o chef Diego Barreto, professor de Gastronomia do Sesc Penha, de São Paulo.

Receita de Frango com Molho de Manga

Ingredientes

  • 2 filés de frango (de mais ou menos 200 g cada)
  • 1 manga-palmer (apenas o suco)
  • 50 ml de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de manteiga (opcional)

 Modo de preparo

 Tempere o filé de frango com sal e pimenta ou com o tempero de sua preferência. Aqueça bem uma frigideira e coloque um fio de azeite. Com a chama do fogão bem forte, grelhe os filés de frango até os dois lados ficarem dourados e os filés estarem cozidos. Tome cuidado para não deixar o “fundo” da frigideira queimar, pois as casquinhas que se formam quando grelhamos alguma carne são cheias de sabor. Retire o frango da frigideira e reserve dentro de um forno aquecido, para não perder o calor. Ainda aquecendo a frigideira, coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Adicione o suco de manga, o mel e o ramo de alecrim. Ferva até que o molho fique com uma consistência cremosa e espessa. Acrescente a manteiga se desejar dar brilho ao molho. Regue o molho sobre os filés de frango.

 Fonte: Dedo de Moça

Você também pode gostar

mulher negra feliz entregando um alimento para outra pessoa-Relatório Anual 2025-Instituto Assaí

Relatório Anual 2025: confira os resultados do Instituto Assaí

Mais de 6,4 milhões de refeições doadas e mais de 1,2 milhão de pessoas beneficiadas em 2025! Conheça as iniciativas...

pessoas caracterizadas com as cores da bandeira do Brasil em um bar brindando-camarote vip-Assaí Atacadista

Como criar um "Camarote VIP" no seu bar para os dias de jogo

Seu bar, lanchonete ou restaurante pode ganhar mais dinheiro nos dias de jogo! Saiba como fazer uma área de camarote...

costelinha de milho temperada em um prato rústico acompanhada de ervas e limão-receitas com milho-Assaí Atacadista

3 receitas com milho para curtir na folia ou assistindo futebol

Aprenda receitas com milho deliciosas para servir no arraiá de São João, acompanhando o mundial de futebol ou em...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!