Compartilhe

Na manutenção dos equipamentos, o melhor é prevenir

Para manter a manutenção dos equipamentos sempre em dia e evitar ameaças ao funcionamento de seu negócio, fique atento a este roteiro.

Estas dicas foram elaboradas por Carlos César Maia, gerente industrial da Ferri, uma fábrica de fornos e equipamentos voltados para a panificação, com base nas normas oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. Confira:

  1. Após receber os equipamentos no seu estabelecimento, leia atentamente o manual, que deve conter todos os detalhes da máquina e explicar minuciosamente os passos para manutenção.
  2. Depois de instalados os equipamentos, o empregador deve oferecer um curso de capacitação a todos os funcionários que terão contato com as máquinas. É necessário conceder um certificado aos participantes e deixar à mostra, na cozinha, uma lista dos funcionários habilitados a operar cada equipamento.
  3. O certificado deve ser anexado à pasta de registro dos funcionários, junto com toda a documentação necessária ao curso de capacitação.
  4. É fundamental ficar atento a todos os equipamentos e entrar em contato com a fábrica no caso de qualquer anormalidade. Falta de graxa e ruídos incomuns devem ser observados com atenção.
  5. Preste atenção ao manual e verifique quando devem ser agendadas as manutenções preventivas de cada equipamento.
  6. É importante ter certeza de que o técnico responsável pela manutenção analisou todos os detalhes dos equipamentos, com atenção especial às funções de segurança.
  7. Depois de concluída a manutenção, é obrigatório arquivar um registro de quando e como o procedimento foi realizado. Esse documento pode ser solicitado em fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Bares e restaurantes: 10 dicas de gestão

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!