Na manutenção dos equipamentos, o melhor é prevenir
27/07/2015 - 17h
Para manter a manutenção dos equipamentos sempre em dia e evitar ameaças ao funcionamento de seu negócio, fique atento a este roteiro.
Estas dicas foram elaboradas por Carlos César Maia, gerente industrial da Ferri, uma fábrica de fornos e equipamentos voltados para a panificação, com base nas normas oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. Confira:
- Após receber os equipamentos no seu estabelecimento, leia atentamente o manual, que deve conter todos os detalhes da máquina e explicar minuciosamente os passos para manutenção.
- Depois de instalados os equipamentos, o empregador deve oferecer um curso de capacitação a todos os funcionários que terão contato com as máquinas. É necessário conceder um certificado aos participantes e deixar à mostra, na cozinha, uma lista dos funcionários habilitados a operar cada equipamento.
- O certificado deve ser anexado à pasta de registro dos funcionários, junto com toda a documentação necessária ao curso de capacitação.
- É fundamental ficar atento a todos os equipamentos e entrar em contato com a fábrica no caso de qualquer anormalidade. Falta de graxa e ruídos incomuns devem ser observados com atenção.
- Preste atenção ao manual e verifique quando devem ser agendadas as manutenções preventivas de cada equipamento.
- É importante ter certeza de que o técnico responsável pela manutenção analisou todos os detalhes dos equipamentos, com atenção especial às funções de segurança.
- Depois de concluída a manutenção, é obrigatório arquivar um registro de quando e como o procedimento foi realizado. Esse documento pode ser solicitado em fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego.