Mercearias: como se diferenciar da concorrência
24/07/2015 - 19h
Oferecer um serviço diferenciado, conhecer a fundo o público-alvo, compreender quais são as necessidades do consumidor em relação ao mercado e estabelecer estratégias de marketing, são o caminho para o sucesso de qualquer empresa. Algumas outras ações, entretanto, são específicas para você, que investiu em uma mercearia. Confira algumas dicas do Assaí para alavancar as suas vendas!
- Comece identificando os seus pontos fortes e fracos diante da concorrência. Após essa análise, procure maneiras de amenizar os pontos negativos. Encontre condições competitivas diante dos concorrentes.
- Que tal inovar em produtos? Pesquise e avalie junto aos seus clientes quais são os itens que podem ser incluídos no seu mix, como produtos importados.
- Treine constantemente sua equipe para garantir um atendimento de primeira. Pequenas ações como palestras, conversas com fornecedores ou incentivos à troca de experiências podem trazer grandes resultados.
- Mantenha uma lista de seus melhores clientes e faça um acompanhamento. Sempre que fizer promoções ou tiver novidades, procure avisá-los.
- Tenha o hábito de fazer promoções sazonais: elas atraem mais clientes e podem elevar o ticket médio de compras, além de diminuir produtos com grandes quantidades em estoque.
- Mantenha a loja limpa e organizada, mesmo que o espaço seja pequeno. O ponto de venda é o seu cartão de visitas e um espaço bonito sempre atrai mais pessoas.
- Procure criar soluções inovadoras para o seu negócio. Não é porque o concorrente teve uma ideia que você logo precisa copiá-la. Cada estabelecimento tem um DNA diferente e, às vezes, o que funciona para um, não funciona para o outro. Incentive os seus funcionários a serem criativos e tente pensar em ações diferenciadas para se destacar no mercado.