Compartilhe

Mercado vegano expande e gera oportunidade de negócios

 

Um levantamento realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), por meio do Google Trends, revelou que, em quatro anos, o volume de buscas pelo termo “vegano” cresceu 1.000% no Brasil. Muito mais que uma forma de se alimentar, o veganismo consiste em não comer e nem utilizar produtos que contenham componentes de origem animal, além de banir artigos que tenham sido testados em bichos.

Esse estilo de vida cresce cada vez mais e gera oportunidades de negócios. De acordo Guilherme Carvalho, secretário executivo da SVB, nos últimos cinco anos, o aumento nas buscas pelo tema foi de 150% a 250% ao ano. Além do mercado de alimentos, também há espaço para novos empreendimentos, já que a oferta de produtos para esse público ainda não acompanha o crescimento da demanda.

Segundo Cristina Ferreira, gerente industrial da empresa Superbom, uma das maiores marcas de alimentos vegetarianos e veganos do país, um dos grandes destaques no ramo tem sido a mudança de perfil dos consumidores. A expectativa da empresa para 2016 é de crescer 22,5% em relação ao ano anterior, quando já registrou um aumento de 17,5% no faturamento.

Segundo ela, antigamente, o público se mostrava mais conservador, buscando alimentos para preparar em casa. Já nos últimos anos, a praticidade das refeições fora de casa vem ganhando espaço, criando oportunidade para a comercialização de produtos prontos, como proteínas vegetais e snacks.

Oportunidade

No mercado há mais de trinta anos, a empresa Banana Brasil, localizada na cidade de Schroeder, em Santa Catarina, também viu no veganismo uma oportunidade de negócio. A empresa apresentou, durante o II Congresso Internacional de Nutrição Funcional, sua primeira linha de snacks naturais salgados, assados, sem glúten e veganos. A linha conta com três sabores de biscoitos salgados desenvolvidos à base de um mix de sementes e farinha de arroz. 100% naturais, os produtos são elaborados com ingredientes saudáveis, livres de corantes, conservantes e aromatizantes. 

Segundo empresários do setor, é a própria demanda que tem impulsionado o crescimento, tornando esse nicho mais visível para os investimentos. A opinião dos empreendedores que estão atuando nessa área é de que o veganismo é um movimento que veio para ficar e tem muito a crescer.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!