Mercado de doces cresce como oportunidade de negócios
18/08/2017 - 13h
Saiba como o mercado de doces se tornou uma opção para os empreendedores
Bolos, tortas e outras infinidades de guloseimas são reinventadas com criatividade e compõem o mercado de doces, setor em crescimento no país. As docerias, muitas vezes conjugadas com cafeterias e panificadoras, protagonizam um novo rumo do segmento na economia.
Micro e pequenos empresários apostam em receitas caseiras, preparos gourmet, produtos e serviços personalizados. Além disso, a qualidade dos preparos é aliada a um ambiente aconchegante para atrair a clientela. O mercado de doces também atrai um grande número de pessoas com perfis variados, interessadas em abrir o próprio negócio, sejam donas de casa ou grandes empresários de olho nas oportunidades de negócios.
Em Maringá, no Paraná, a empresária Sandra Melges Azevedo já via o mercado de doces como oportunidade desde 1994. Na ocasião, recém-chegada na cidade com a família, começou a aceitar encomendas de marmitex em casa mesmo.
Com o tempo, a empresária percebeu que se tornava frequente a procura por tortas . Isso a estimulou a se especializar no ramo e a inaugurar a Sandra Tortas. A empresa evoluiu de uma simples cozinha dentro de casa para uma fábrica. E não parou por aí: há cerca de dois anos, mudou para uma nova sede, com cerca de 400 metros quadrados e que, hoje, produz cerca de 7 mil quilos de tortas por mês.
As receitas são todas especialidades da empresária, que procura estar sempre antenada às novidades do mercado de doces. “Todas as receitas com que trabalho são criadas por mim e fruto de muito estudo, pesquisa e esforço pessoal”, ressalta.
A 408 quilômetros dali
Em São Paulo, a confeiteira Bia Forte percebeu que poderia aplicar seu talento em um negócio. O mercado de doces foi a sua escolha. Ela conta que o primeiro espaço foi aberto de maneira tímida, em uma loja de bairro bem pequena, mas com uma vitrine bem recheada de opções. E, para surpresa da empresária, o sucesso foi imediato. “No primeiro ano, a gente já alugou a casa vizinha, pois percebemos o potencial que tínhamos para crescer e começamos a ampliar a oferta de produtos”, lembra.
Bia decidiu expandir ainda mais o mercado de doces e a atuação na capital paulista. Abriu outras duas lojas. “A nova loja é um desejo antigo e, quando alcançamos uma boa equipe e processos bem definidos, apareceu uma casa perto da gente. Então decidimos expandir. A terceira loja também foi uma oportunidade no shopping”, conta. Confira essas e outras histórias de empreendedores que investiram no mercado de doces na matéria da Revista Assaí Bons Negócios. Clique aqui!