Marmitas: práticas e lucrativas
28/07/2015 - 13h
As marmitas estão aí para suprir uma necessidade cada vez mais comum no mundo moderno: a refeição rápida. De acordo com um estudo do Sebrae sobre este serviço, a inserção da mulher no mercado de trabalho impulsionou a expansão desse mercado. Da mesma forma, o crescimento das cidades e o costume de almoçar fora de casa fizeram com que as pessoas procurassem alternativas para se alimentar sem dispor de muito tempo.
As marmitas atendem essa demanda, pois oferecem praticidade e comodidade com a retirada da comida no local ou entrega em domicílio. Outro fator de atratividade da refeição pronta é o seu baixo preço em relação a um restaurante self service por quilo, buffet ou a la carte. O prato já vem montado, com uma quantidade padrão de comida. Isso faz com que o custo da refeição seja menor, reduzindo o preço final do produto. Além disso, nesse tipo de negócio, o empreendedor não precisa se preocupar em oferecer um ambiente com mesas, cadeiras e garçons.
Entretanto, a praticidade e o baixo preço, de acordo com o Sebrae, não são pretextos para a baixa qualidade. A qualidade dos alimentos e o sabor da refeição são elementos indispensáveis nesse segmento.
Os serviços de entrega de marmitas geralmente estão situados em áreas que apresentam grande concentração de escritórios, lojas, consultórios e serviços públicos. Isso porque, muitas vezes, o local de trabalho é o ambiente onde as pessoas realizam suas refeições. Para quem tem interesse em investir nesse mercado, é importante saber que as pessoas que recorrem ao serviço comumente utilizam, como meio de pagamento, cupons de refeição (vale-refeição e vale-alimentação) fornecidos pelos empregadores.
O estudo do Sebrae aponta algumas maneiras para que os empresários desse ramo possam agregar valor aos seus produtos. A divulgação do cardápio semanal nos locais de trabalho da clientela; o convênio com empresas, oferecendo descontos ou outras vantagens com o objetivo de fidelizar o consumidor; e a oferta de marmitas com produtos saudáveis, que ajudem as pessoas em suas dietas, são algumas das dicas.