Limpeza favorece negócios
18/12/2016 - 09h
A apresentação do estabelecimento é referência para a credibilidade do espaço. Um ambiente desorganizado e sujo desfavorece o desempenho dos colaboradores e, por consequência, deixa de atrair o público e motivá-lo a indicar o espaço para outras pessoas. Para manutenção da limpeza é importante avaliar aspectos como dimensão da área, tipo de piso e fluxo de pessoas, a fim de definir os procedimentos e necessidades adequadas à higiene de cada ambiente.
Sem poeira
É comum que ao longo da semana a poeira se acumule nas superfícies por conta da circulação do ar e das pessoas. Para evitar a proliferação de bactérias e microrganismos, a recomendação é que se passe um pano ao menos uma vez a cada sete dias.
Organização
Quando o ambiente está limpo, favorece a organização e facilita a rotina de trabalho. Entre as opções para promover essa realidade está a utilização de caixas e gavetas, que podem ser sinalizadas com etiquetas, por exemplo, a respeito do conteúdo armazenado. Dessa forma, os objetos e papéis ficam organizados de acordo com uma prioridade, da qual todos devem ter conhecimento para direcionar os itens quando necessário.
Colaboração
Como forma de auxiliar na manutenção da limpeza do ambiente também é importante engajar os colaboradores na política da empresa. Isso pode ocorrer por meio de treinamentos que incentivem todos a deixarem o ambiente organizado. Como exemplo, no caso de usuários que compartilham a mesma cozinha, é importante que todos sejam orientados a sempre lavar e guardar os itens utilizados. A troca periódica dos sacos de lixo também é uma atitude fundamental para manter a organização e a limpeza dos ambientes.