Compartilhe

Ingredientes locais deixam a ceia de Natal com um sabor especial

As principais receitas presentes na ceia de Natal foram importadas de outros países e viraram tradição no Brasil. Entre elas, o salpicão, proveniente das culinárias mexicana e francesa; o panetone, criado na Itália; o peru, importado dos norte-americanos. Mas existem ingredientes locais, tipicamente brasileiros, que podem compor a mesa natalina. Entre eles, a castanha-de-caju, a carne de sol, a jabuticaba, a mandioca e a cachaça. Saiba mais sobre essas iguarias e garanta um Natal especialmente regional!

 Castanha-de-caju
De origem brasileira, das regiões costeiras do Norte e Nordeste, a castanha-de-caju é muito utilizada nas ceias natalinas, tanto para ser apreciada como aperitivo como para incrementar receitas como a de arroz natalino, que também costuma levar uvas-passas e nozes. O ingrediente também vai bem em saladas e até sobremesas.

Carne de sol
Também típica do Nordeste, a carne de sol costuma estar presente em ensopados, aperitivos e principalmente no preparo de escondidinho de mandioca, um prato tradicional, fácil de preparar e muito saboroso, que também pode ser servido nas ceias natalinas tipicamente brasileiras.

Mandioca
Apesar de a origem da mandioca ser controversa, alguns acreditam que ela surgiu no cerrado brasileiro e posteriormente alcançou a Amazônia. Também conhecida como macaxeira e aipim, costuma fazer parte da ceia natalina em formato de farinha, farofa ou ainda em versão frita, ensopada com carne e até mesmo em escondidinhos de frango ou carne.

Cachaça
Também conhecida como pinga, cana ou caninha, é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira usada tanto para o preparo de bebidas como para incrementar receitas de carnes e sobremesas. No Natal, pode ser usada para temperar o peru e para dar um toque em receitas como um pavê que leve bolacha champanhe, limão e leite condensado.

Jabuticaba
Fruta 100% nativa que, no Natal, pode ser consumida in natura ou utilizada para preparar receitas deliciosas e exóticas. Pode ser ingrediente de sobremesas e molhos para carnes em uma ceia bem regional.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!