Iluminação certa
28/07/2015 - 15h
Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil, pregava que “uma boa iluminação levanta uma arquitetura medíocre e uma iluminação ruim acaba com o melhor projeto”. O conselho vale tanto para casas quanto para estabelecimento comerciais. Usar a iluminação certa faz toda a diferença: valoriza o espaço, gera uma sensação de conforto e dá vida aos produtos expostos.
André Ferreira, diretor da Luminae, fabricante nacional de luminárias, especializada em varejo, afirma que um bom projeto de iluminação é capaz de diminuir em até 80% o custo de energia – além de tornar o ambiente mais confortável, o que contribui para a permanência do consumidor.
Na hora de montar o seu projeto, tenha muito cuidado. A escolha das lâmpadas e luminárias deve ser feita de acordo com cada tipo de negócio e área de venda. Dependendo da luz, uma carne vermelha, por exemplo, pode parecer marrom. “Uma má iluminação pode distorcer cores, deteriorar produtos e fazer com que as pessoas queiram ir embora logo”, conta Amarilis Siqueira, arquiteta, luminotécnica e diretora comercial da Iluminar. A luz branca, por exemplo, combina com fast-foods, onde o objetivo é intensificar o fluxo de pessoas. Em ambientes cujo objetivo é prolongar a permanência, o tom amarelo ou âmbar é o mais indicado, pois passa uma sensação de conforto e aconchego.