Compartilhe

Homem de fé

O empreendedorismo parece estar previsto na vida de algumas pessoas. É o caso de Severino Gonçalves da Silva, de 68 anos. Dono da Churrascaria Sabor do Meio Dia, localizada na cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco, Severino é exemplo de força de vontade, determinação e fé em Deus.

Em meados dos anos 1990, Severino saiu da capital paulista e retornou a sua terra natal, radicando-se na simpática Garanhuns. Peculiarmente conhecida como a “Suíça Pernambucana”, essa pequena e bem cuidada cidade fica a 218 km de distância do Recife e é uma das únicas da região a fazer 9 graus durante o inverno. Por essa diferença, Garanhuns é um ponto turístico que vem se destacando e Severino, empreendedor nato, aproveita para proporcionar a hospitalidade esperada por quem passa pela região.

Em São Paulo, Severino já atuava no ramo de alimentos como gerente de um restaurante, mas cansado da vida na cidade grande e dotado da gana de quem quer vencer por si próprio, resolveu mudar o rumo de seu destino. Chegando a Garanhuns, tentou investir em diferentes áreas, mas nada parecia dar certo. Então, resolveu apostar no que já conhecia e passou a servir almoços. “No início, eu fazia tudo. Era garçom, porteiro, caixa e tudo que era necessário. Hoje tenho 20 funcionários”, afirma orgulhoso.

Ao longo desses 15 anos de estrada, Severino soube economizar e investir. Para começar, alugou uma casa pequena e, posteriormente, comprou-a. Depois, adquiriu mais uma, e mais outra, até completar quatro casas, que transformou em um só complexo, que hoje é a sua churrascaria. “Eu queria ser como esses empresários que começaram vendendo laranjas, por exemplo, e hoje são donos de grandes empreendimentos. Sempre me espelhei nesse tipo de conduta: a da persistência”, diz.

Segundo Severino, para se consolidar no mercado o primeiro passo (e o mais difícil também) é conquistar os fornecedores. “No início, os fornecedores não conhecem a gente e, portanto, não confiam. Como eles não têm garantia nenhuma de que iremos pagar, conquistar a confiança deles leva tempo. E sem bons fornecedores, o negócio não anda”, conta.

Ao seu lado três pessoas também fizeram a diferença: a esposa, Elizabete Costa Gonçalves, a filha Cristiane Costa Gonçalves de Melo, e o genro, que se agarraram ao sonho do empreendimento próprio e ajudaram a tocar o negócio para frente. “Eu pensava em vencer a qualquer custo e a minha esposa e filha sempre estiveram ao meu lado. Hoje minha mulher não trabalha mais, agora ela cuida da casa, mas sempre esteve comigo. A família é muito importante”.

Cristiane trabalha ao lado do pai desde os 20 anos e hoje é o seu “braço forte”, como ele mesmo afirma. Ela opera o caixa e é responsável também por algumas compras, como sobremesas e bomboniere. Segundo Cristiane é muito prazeroso trabalhar em família e o seu pai é um grande exemplo de determinação. “No começo tudo era complicado. Tivemos muitas dificuldades, principalmente relacionadas às finanças e à falta de confiança, pois muitas pessoas não acreditavam que poderia dar certo”, conta. Mas o perfil de Severino não é o de quem desiste facilmente.

Para Severino o segredo do sucesso está em seis lições. “Temos cinco dedos na mão, não é? Pois eu digo que tenho seis! Seis mandamentos que são a chave da minha prosperidade: Deus, preço bom, qualidade, atendimento, honestidade e higiene”, diz. Segundo ele, os clientes buscam tudo isso quando sentam para comer em seu restaurante, que hoje comporta mais de 230 lugares.

A Churrascaria Sabor do Meio Dia oferece café da manhã e almoço, por isso, a rotina de Severino começa bem cedo. Às 7h da manhã ele já está de portas abertas. “Passo o dia trabalhando, pois se você ficar só esperando, não adianta nada. O dinheiro não vai cair do céu!”, aconselha. A resposta a essa afirmação pode ser observada pelo reconhecimento dos clientes, que nas redes sociais deixam muitos elogios: “melhor churrascaria da região”, “muito boa” e “simplesmente o melhor churrasco” são somente algumas das opiniões emitidas.

Mesmo estando em uma posição privilegiada, é Severino ainda quem faz as compras do restaurante e hoje ele agradece muito a um novo parceiro na região, o Assaí. Cliente desde que a loja abriu, Severino afirma que antes do Assaí ele tinha que fazer as compras em vários locais, pois era impossível encontrar tudo em um mesmo lugar. Agora, com o Assaí, além da qualidade, do preço bom e um excelente atendimento, ele encontra tudo o que precisa. Devoto de Deus, Severino não hesita em afirmar alegremente: “O Assaí é uma benção para nós. Sou comprador vip”.

Clique aqui e confira a reportagem completa na quarta edição da revista Assaí Bons Negócios.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!