Gestão de pessoas: como manter sua equipe motivada?
20/02/2017 - 16h
Gestão de pessoas é fundamental, e a performance de uma equipe vai depender da forma como ela é liderada. Bons currículos e pessoas tecnicamente preparadas, infelizmente, não bastam para que um grupo de pessoas se torne, de fato, uma equipe.
Os aspectos emocionais na gestão de pessoas também são essenciais para alcançar resultados. Isso fará a diferença na performance de vendas, na maneira como seus gestores respondem à pressão do mercado e como seus criativos são mais ou menos ousados em suas tarefas, resultando em mais ou menos inovação.
Veja, a seguir, quatro passos para manter sua equipe motivada:
Conhecimento: quem quer chegar mais longe não pode se contentar com pouco e deve buscar se aprofundar, estudar e, acima de tudo, praticar. É nessa hora que a maioria prefere ficar apenas na teoria. O mundo real sempre exigirá o conhecimento para gerenciar seres humanos e extrair deles o seu melhor, a fim de alcançar as metas corporativas e proporcionar a eles uma chance também real de crescimento.
Comunicação: dedique 60 minutos para conversar com sua equipe. Reserve 45 minutos para ouvir e 15 minutos para falar. Desses 15, utilize 10 minutos para fazer perguntas e use os 5 minutos restantes para dar a palavra final. Com essa atitude, você vai praticar o “saber ouvir” e atenderá à primeira necessidade básica do ser humano.
Feedback positivo: expresse seu reconhecimento, quando perceber que houve uma dedicação especial para um trabalho ficar benfeito. Cumprimente, parabenize e elogie. As pessoas se sentem felizes quando são notadas e reconhecidas.
Empatia: é o poder de se colocar no lugar do outro e reconhecer a intenção positiva da pessoa. Entender isso pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento com os funcionários. Dessa forma, é possível desaprovar uma ação feita por um funcionário, mas ainda assim continuar a valorizá-lo como pessoa. Reconheça a intenção positiva das pessoas e permita que elas aprendam com seus próprios erros.