Gestão à distância
06/10/2015 - 17h
Cuidar de uma empresa a distância pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível. Constantemente ouvimos histórias de pessoas que mudaram de cidade, estado e até país e seguiram desenvolvendo um bom trabalho como proprietários de um empreendimento.
Quais são os passos? O que é necessário? Primeiro, é fundamental pensar muito antes de tomar a decisão, independentemente do tamanho da empresa. Também é importante ter a consciência de que por mais cuidado que você tenha ao selecionar seus funcionários, a empresa não caminhará exatamente como se você estivesse lá.
Alinhar as expectativas fará bem tanto para o seu negócio quanto para a sua saúde emocional. No caso de empresas menores, o processo será mais trabalhoso, justamente porque várias delas são tocadas quase 100% pelo proprietário; é o tipo de negócio que irá indicar se a gestão a distância é viável.
Confira outras dicas abaixo:
- Confie na sua equipe: para que a sua empresa funcione, é preciso que seus funcionários sejam competentes, comprometidos e confiáveis.
- Use a tecnologia para se organizar: reuniões por Skype, dúvidas tiradas pelo WhatsApp, arquivos e documentos compartilhados on-line. Tudo isso diminui a distância entre o proprietário e os funcionários e permite que você esteja sempre atualizado com o que está acontecendo na empresa.
- Delegue funções: isso só vai ser possível se você estiver em dia com o item 1. Para que o trabalho continue fluindo, será fundamental que você dê poder de decisão para alguns funcionários.
- Seja paciente: é importante que haja tempo não apenas para organizar a mudança, mas para que a sua empresa já esteja consolidada no mercado.